Deputados assalariam coletores de assinaturas para CPI

Os deputados do PV, P-SOL e PPS contrataram quatro pessoas para colher as assinaturas para um novo requerimento para a instalação da "CPI dos Sanguessugas". Os contratados ficam nos corredores da Câmara abordando os par

Os parlamentares dos três partidos se dividem sobre as chances de obter sucesso com o esforço assalariado – para instalar uma CPI mista são necessárias 27 assinaturas no Senado e 171 na Câmara.

"O Congresso já está meio desmobilizado por causa das eleições de junho. Teremos uma dificuldade natural, mas tenho certeza de que vamos conseguir os números, se não ainda hoje, até amanhã", disse o deputado federal Raul Jungmann (PPS-PE).

Já o deputado Fernando Gabeira (PV-RJ) não demonstra a mesma confiança. Segundo ele, o PFL e o PSDB "amarelaram" e não devem assinar o novo requerimento.

O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), deu um prazo até terça-feira para que as legendas entreguem o pedido para criar a CPI. Renan, do PMDB pró-Lula, não quer a CPI, que a oposição usaria como palanque eleitoral. Ele alega que a Polícia federal e o Ministério Público já investigam o escândalo de compra de ambulâncias superfaturadas.

Com agências