Aliança PSDB-PFL garante maior espaço para Alckmin no rádio e TV

A aliança nacional do PSDB com o PFL, formalizada nesta quarta-feira (31), na Câmara dos Deputados, dará ao candidato tucano à Presidência, Geraldo Alckmin, o maior tempo no horário eleitoral de rádio e TV na campanha deste

A probabilidade de que esse cenário mude é baixa. O presidente Lula enfrenta dificuldades para ampliar a tradicional aliança do PT com o PCdoB. O PSB pode recusar o apoio formal a ele para que o partido não seja prejudicado pela cláusula de barreira e a regra da verticalização das alianças nas eleições estaduais.
Os demais partidos da base governista – PL, PTB e PP – tendem também a optar por liberdade nas alianças regionais. Assim como o PSB, a prioridade dessas legendas é conquistar 5% dos votos nacionais para garantir a sobrevivência política na próxima legislatura. Com isso, Lula contará com a coalizão PT-PCdoB, que elegeu 103 deputados em 2002. O PSB acrescentaria mais 22 deputados, se entrar formalmente na aliança.

O horário eleitoral este ano, entretanto, será mais generoso para todos os concorrentes, em virtude do pequeno número de candidaturas lançadas. O tempo total de campanha deverá ser dividido somente entre quatro candidatos, contra sete na eleição passada. Até mesmo o deputado Enéas Carneiro (SP), do Prona, provavelmente será brindado com longos minutos para fazer sua pregação, uma situação bem diferente dos 15 segundos que o consagraram nas eleições de 1989, 1994 e 1998. A senadora Heloísa Helena, da aliança Psol-PSTU-PCB, terá o terceiro maior tempo de televisão.

Com agências