Evo Morales foi vítima de golpe de Estado, diz presidente do México 

O presidente do México, Andrés Manuel López Obrador, disse neste domingo (1º) que o ex-presidente da Bolívia, Evo Morales, sofreu um golpe de Estado. Sob ataque das Forças Armadas e das elites bolivianas, Evo renunciou ao cargo e está exilado no México.

Lopez Obrador

“Evo foi vítima de um golpe de Estado! Do México para o mundo, sustentamos: democracia, sim! Militarismo, não!”, afirmou Obrador durante ato político em Zólaco, uma praça central na Cidade do México. As informações são da AFP. “Morales é nosso irmão, que representa com dignidade o povo majoritariamente indígena da Bolívia”, continuou.

Embora esteja exilado no país, Evo ainda não se reuniu publicamente com Obrador. Ele foi recebido em 12 de novembro pelo primeiro-ministro Marcelo Ebrard. Esta foi a primeira vez que o presidente falou sobre a situação da Bolívia.

López Obrador assumiu a presidência há um ano, prometendo transformar o México. Ele se concentrou na austeridade e no combate à corrupção. E prometeu uma presidência próxima ao povo, sem privilégios para os funcionários, com punição para os corruptos, segurança e bem-estar econômico para todos.

Sob seu governo, a riqueza já é distribuída um pouco melhor. O presidente aumentou o salário mínimo e priorizou os setores mais pobres, especialmente os indígenas, nas bolsas de estudos, programas de treinamento, subsídios agrícolas e pagamentos a idosos. Ele também ordenou que o Exército e a nova força da Guarda Nacional evitem confrontos, já que sua estratégia é resolver os problemas sociais subjacentes que levam as pessoas ao crime.

Obrador visita o interior constantemente: esteve em mais de 80 hospitais rurais em vilarejos agrícolas de todo o país, além de 19 comunidades indígenas e dezenas de vilas e cidades. Isso contrasta com o número de viagens ao exterior: zero. Após um ano no cargo, López Obrador continua bem cotado: seu governo é aprovado por cerca de dois terços da população.