Luciana Santos inaugura Telecentro no Alto José Bonifácio 

A vice-governadora de Pernambuco, Luciana Santos, inaugurou segunda-feira (25) mais uma unidade de Telecentro, desta vez na Escola Estadual Caio Pereira, localizada no Alto José Bonifácio, no Recife. A iniciativa é fruto da destinação de emenda parlamentar de Luciana, quando deputada federal, e executada em parceria com o Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicação – MCTIC, a Secretaria de Ciência Tecnologia, Inovação – SECTI e a Secretaria de Educação e Esporte de Pernambuco. 

Luciana Santos inaugura Telecentro no Alto José Bonifácio - Diego Galba/VG

Com um investimento de R$ 1,1 milhão, 26 escolas já foram beneficiadas com o programa, em oito municípios: Olinda, Paulista, Sanharó, Custódia, Correntes, Pesqueira, Mirandiba e Chã de Alegria.

“Vivemos uma transformação radical no mundo do trabalho a partir da inserção da tecnologia e das ferramentas de inovação. Hoje a robótica, a inteligência artificial, a impressora 3D, e os aplicativos, por exemplo, são ferramentas que estão mudando a relação do trabalho, e nós precisamos preparar a nossa juventude para o futuro, para esse futuro que já é presente. Temos que dar conta dessas transformações e, sem dúvida alguma, ter bons equipamentos na escola e internet com velocidade contribui para que a escola possa avançar na pesquisa e no aprendizado”, ressaltou a vice-governadora de Pernambuco.

A gestora da Gerência Regional de Educação (GRE) Recife Norte, Neuza Pontes, destacou que, com a inauguração do espaço, “não só a escola, mas toda a comunidade local vai ser beneficiada, podendo utilizar as instalações do centro para atividades e uso da internet”. A unidade recebeu mobília, computadores (servidor e Estação de Trabalho), um roteador, uma impressora multifuncional, switch, projetor multimídia, câmera IP, tela de projeção, televisor e ar condicionado que poderão ser utilizados pelos estudantes, mas também pela comunidade local para cursos e acesso ao ambiente online.

“É uma porta que está sendo aberta para que as pessoas tenham condições para usar esse Telecentro, que será importante para a comunidade escolar, mas também para os moradores que por meio da associação poderão acessar e utilizar esse espaço para o crescimento de todos”, reafirmou o vereador do Recife, Almir Fernando (PCdoB), que contribuiu para a instalação do centro no local. Ele acompanhou a visita, ao lado de moradores e lideranças do bairro.

“No mundo de hoje, na era tecnológica, não se pode parar. A tecnologia, a internet, ela só tem a beneficiar os avanços em todas as áreas e não seria diferente na educação. Mais uma vez, a Escola Caio Pereira agradece a todos que fizeram esse projeto, e agora a conclusão dele com a inauguração”, finalizou a diretora da escola, Verônica Moraes.

Do Recife, Ascom VG