Pernambuco homenageia Luciana e Tereza com Medalha Leão do Norte 

A vice-governadora de Pernambuco e presidenta nacional do PCdoB, Luciana Santos, e a artista plástica Tereza Costa Rêgo recebem, nesta segunda (25), a Medalha Leão do Norte Classe Ouro, a mais importante comenda da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe). Luciana foi indicada na Categoria Mulheres de Tejucupapo pela deputada estadual Roberta Arraes (PSB). Tereza foi indicada pelo deputado João Paulo (PCdoB) e recebe a honraria na Categoria Mérito Cultural Gilberto Freyre. 

Luciana ao homenagear Tereza Costa Rego em seus 90 anos - Foto: Pedro França

Luciana Santos tem um importante e longo trabalho em defesa dos direitos das mulheres de Pernambuco e do Brasil, e da população em geral. É a primeira mulher a exercer o cargo de vice-governadora do estado e já assumiu o Campo das Princesas interinamente por diversas vezes. O nome da comenda faz referência a um grupo de mulheres do distrito de Tejucupapo, em Goiana, que, em meados do século dezessete, expulsaram, de forma heroica, cerca de 600 holandeses de suas terras.

Tereza havia sido homenageada em sessão solene na Casa Joaquim Nabuco, em maio, em razão da passagem dos seus 90 anos. Agora, a pintora volta a Alepe para receber o reconhecimento pela importância de sua obra para Pernambuco. Tereza Costa Rêgo é um dos maiores nomes do modernismo brasileiro. Suas telas de tons saturados retratam principalmente figuras femininas e protestam contra o conservadorismo da sociedade açucareira. Ainda em atividade, a artista produz e se renova, em seu ateliê em Olinda.

A concessão da honraria a Luciana e a Tereza foi aprovada por unanimidade pelo conjunto dos parlamentares da Alepe.

Outros homenageados

Na solenidade, que tem início marcado para as 18h, no Auditório Sérgio Guerra, também serão agraciados com a medalha Leão do Norte a goleira da Seleção Brasileira de Futebol Feminino, Barbara Micheline do Monte Barbosa, na categoria Mérito Esportivo Carlos Alberto de Oliveira, por indicação da deputada Simone Santana; o professor Abdalaziz de Moura, na categoria de Mérito Educacional Paulo Freire, indicação do deputado Isaltino Nascimento; o médico Aderson da Silva Araújo, no Mérito Sanitário Josué de Castro, indicação do deputado William Brígido; e o também professor Wilson Sotero Dália, no Mérito Administrativo e Assistência Social Ministro Marcos Freire, indicação da deputada Priscila Krause.
Serviço:

Entrega das Medalhas Leão do Norte Classe Ouro de 2019
Dia: 25/11, às 18h
Local: Auditório Sérgio Guerra da Assembleia Legislativa de Pernambuco

Do Recife, Audicéa Rodrigues, com informações da FolhaPE.