Posse rural: Bolsonaro quer mais repressão e violência em reintegração

O presidente Jair Bolsonaro disse nesta segunda-feira (25) que enviará novo projeto de lei ao Congresso para criar um modelo de ação mais repressora e violenta de Garantia da Lei e da Ordem (GLO) para o campo. Se a medida obscurantista avançar no Congresso, a ideia é que o próprio presidente autorize a ação das forças de segurança para agir nas reintegrações de posse, se houver lentidão por parte dos governos estaduais. Hoje, é necessária a solicitação do governador e a assinatura do presidente.

Criminalização do MST

Bolsonaro não escondeu que a medida tem como alvo os movimentos sociais do campo e citou o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). “Esses caras invadem as fazendas, depredam patrimônio, matam animais e fica por isso mesmo?”, afirmou, ao deixar o Palácio da Alvorada, tentando justificar a criminalização dos movimentos sociais.

“Eu já morei em fazenda e, naquele tempo, não tinha MST. Depois desse governo do PT, aí é que cresceu essa questão”, provocou o presidente, tentando partidarizar uma questão social. “Se coloca no lugar de um fazendeiro, de um sitiante que tem a propriedade invadida. É muito simples”, emendou, de forma simplista.

Na semana passada, Bolsonaro mandou uma proposta ao Congresso que pretende isentar militares e policiais de possíveis excessos durante operações. Essa é uma das quatro propostas na área de segurança que o chefe do Palácio do Planalto quer enviar para o Congresso ainda neste ano.