Colombianos em marcha contra pretensas reformas trabalhistas

Centenas de milhares de colombianos foram às ruas nesta sexta-feira (22) em protesto contra a política econômica e social do presidente Iván Duque. Estudantes, professores, pensionistas, sindicalistas juntaram-se a marchas em todo o país em uma das maiores manifestações de massa ocorridas nos últimos anos naquele país. 

Manifestação na Colômbia

A greve nacional foi motivada pela possibilidade do governo em promover reformas neoliberais com prejuízo ao trabalhador e aposentados. Segundo anunciado, o governo pretende aumentar a idade de aposentadoria, a contribuição dos trabalhadores para terem acesso ao direitos, redução do salário mínimo e que os jovens receberão uma remuneração abaixo da estipulada pela lei do país.

O presidente da Central Única de Trabalhadores, Diógenes Orjuela, afirmou também que as manifestações tiveram motivações que vão além do impacto das reformas promovidas pelo atual governo. "Há muitos acordos descumpridos com indígenas, com os professores, com os funcionários públicos…", afirmou o dirigente sindical.

Patricia Riaño, uma professora que participou da manifestação em Bogotá comentou que as manifestações correspondem ao sentimento do povo colombiano "que está farto da injustiça social. Estão matando nossos líderes sociais, nossa identidade cultural, o povo indígena está em risco e as reformas econômicas e trabalhistas do governo não favorecem o povo colombiano", disse.

Em pouco mais de um ano da eleição presidencial do conservador Iván Duque, candidato do Centro Democrático, apoiado pelo ex-presidente Álvaro Uribe, o seu governo vem sendo acusado de não promover políticas públicas de inclusão da comunidade colombiana e também na área da segurança pública. O povo sofre com a violência no país e com a falta de perpectivas.