UEMA: Boaventura de Sousa Santos recebe título de Doutor Honoris Causa

 

bss uema

 A Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) realizou, nesta terça (19), a solenidade de Outorga de Título de Doutor Honoris Causa, ao renomado pesquisador, poeta, escritor e sociólogo português Boaventura de Sousa Santos. A outorga do grau de Doutor Honoris Causa, por parte da universidade, representa a escolha de uma personalidade ilustre, pela sua postura de vida, obra e contribuição para o bem comum.

A secretária de Órgãos Colegiados Superiores da UEMA, Maria de Fátima de Castro Pinheiro, deu início aos ritos de outorga com a leitura da resolução que concedeu o título de Doutor Honoris Causa ao professor e pesquisador Boaventura de Sousa Santos.

“É uma honra e alegria estar no Conselho Universitário da UEMA nesse momento para a outorga de título Doutor Honoris Causa ao Professor Boaventura de Sousa Santos. O título é conferido pelo reconhecimento à singularidade de uma vida ou de uma obra, ampliando a relevância acadêmica e institucional. O professor Boaventura pertence a uma categoria rara do que podemos chamar de um grande intelectual e pensador da era moderna e pós-moderna. Represento uma Universidade jovem, porta-voz de mais de 900 professores que têm o orgulho de ter em seu quadro o valor, a dimensão e a obra desse renomado pesquisador”, ressaltou o reitor Gustavo Costa.

Para o professor e pesquisador Boaventura de Sousa Santos , é um orgulho fazer parte do quadro de homenageados Honoris Causa da Universidade Estadual do Maranhão. “Somos feitos de emoções. Estou muito feliz pelo convite e por ter sido recebido de uma maneira tão extraordinária pela UEMA. É um privilégio enorme nos juntarmos à Universidade nesse momento de bifurcação, onde as nossas universidades, para terem futuro, precisam lutar por esse futuro. A UEMA está fazendo um trabalho muito importante em relação à comunidade, através dos trabalhos de extensão, mostrando a relação entre o saber acadêmico e o tradicional das comunidades, seguindo uma linha correta de extensão forte, pois não é só a Universidade estender-se para fora é também trazer a comunidade para dentro da Academia, “conclui o pesquisador.

A sessão foi acompanhada pela Orquestra de Violões da UEMA, sob a regência do Professor Roberto Froes.

O homenageado Boaventura de Sousa Santos tem o seu trabalho marcado pela dedicação em prol da educação superior e por suas contribuições para o progresso da ciência ao longo de sua trajetória acadêmica . Doutor em Sociologia do Direito pela Universidade de Yale (1973) e Professor Catedrático Jubilado da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra e Distinguished Legal Scholar da Universidade de Wisconsin-Madison. Foi também Global Legal Scholar da Universidade de Warwick e Professor Visitante do Birkbeck College da Universidade de Londres. É Diretor Emérito do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra e Coordenador Científico do Observatório Permanente da Justiça Portuguesa.

De 2011 a 2016, dirigiu o projeto de investigação ALICE – Espelhos estranhos, lições imprevistas: definindo para a Europa um novo modo de partilhar as experiências o mundo, um projeto financiado pelo Conselho Europeu de Investigação (ERC), um dos mais prestigiados e competitivos financiamentos internacionais para a investigação científica de excelência em espaço europeu.

Tem escrito e publicado extensivamente nas áreas de sociologia do direito, sociologia política, epistemologia, estudos pós-coloniais, e sobre os temas dos movimentos sociais, globalização, democracia participativa, reforma do Estado, direitos humanos, com trabalho de campo realizado em Portugal, Brasil, Colômbia, Moçambique, Angola, Cabo Verde, Bolívia e Equador.