Olival Freire lança hoje (21) biografia de David Bohm

O Instituto de Física da Universidade Federal da Bahia (UFBA), em Salvador, recebe, nesta quinta-feira (21/11), o lançamento do livro David Bohm – A Life Dedicated to Understanding the Quantum World (David Bohm – Uma Vida Dedicada à Compreensão do Mundo Quântico). Publicado pela Springer, o livro é de autoria do físico e professor universitário Olival Freire Junior – que dá aula no próprio Instituto e também é membro do Comitê Central do PCdoB.

Olival Freire

Trata-se de uma biografia que apresenta a vida e a obra do físico norte-americano David Bohm (1917-1992). Embora a Física Quântica seja considerada a mais profunda das teorias da Física, suas características estranhas e paradoxais têm desafiado – e continuam a desafiar – mesmo os mais brilhantes cientistas.

David Bohm dedicou toda a vida acadêmica à ampliação da nossa compreensão dos mistérios da física quântica, em particular a chamada “não localidade quântica”. Seu trabalho como físico foi desenvolvido no ápice das convulsões políticas e culturais da Guerra Fria. Vítima do Macartismo, tornou-se o mais notável cientista norte-americano do século passado a buscar o exílio.

Assim, ele viveu no Brasil – onde trabalhou na Universidade de São Paulo –, foi em seguida para Israel e se exilou, por fim, no Reino Unido. Sua inquietação intelectual não ficou circunscrita à física, impactou vastos territórios da ciência e da cultura e, em particular, desenvolveu extensos diálogos com o pensador indiano Jiddu Krishnamurti. A história de sua vida é tão fascinante quanto suas ideias sobre o mundo quântico.

O autor

Olival Freire Junior é professor titular do Instituto de Física da UFBA. Tem doutorado em História pela USP e é pesquisador CNPQ em História das Ciências. Realizou estágios de pesquisa no MIT, Harvard, Université de Paris VII, University of Maryland e no American Institute of Physics. É autor do livro The Quantum Dissidents – Rebuilding the Foundations of Quantum Mechanics 1950-1990 (2015) e um dos editores do volume Teoria Quântica – Estudos Históricos e Implicações Culturais (2011), que recebeu o Prêmio Jabuti.