Ex-presidente da França François Hollande visita Cuba

O presidente de Cuba, Miguel Díaz-Canel, recebeu o ex-presidente francês François Hollande em Havana. O objetivo foi consolidar as relações entre os dois países, segundo a comitiva francesa.

Cuba

As partes falaram sobre o bom estado dos vínculos bilaterais e as perspectivas para seu desenvolvimento e aprofundamento.

De igual modo, Díaz-Canel recordou a visita de Hollande a Cuba no ano 2015, a primeira de um presidente francês, e do ex-presidente cubano Raúl Castro à França em 2016, as quais, assinalou, significaram um importante impulso para os laços entre as duas nações.

Acompanharam a Hollande, qu visitou a ilha no contexto das festividades pelos 500 anos de Havana, Jean-Pierre Bel, ex-presidente do Senado francês, e Patrice Paoli, embaixador do França em Cuba.

Pela parte cubana, participaram o vice-ministro primeiro de Relações Exteriores, Marcelino Medina, e o diretor geral de Assuntos Bilaterais da Chancelaria, Emilio Lozada.

Momentos dantes do encontro, o ex-presidente francês reuniu-se com o primeiro secretário do Comitê Central do Partido Comunista de Cuba, Raúl Castro.

Raúl e Hollande manifestaram satisfação pelo bom estado das relações bilaterais, baseadas nos tradicionais laços de amizade existentes entre os dois povos. Raul Castro realçou o apoio francês na luta contra o bloqueio de Washington à ilha.