Isabel Allende fala de livro, Pablo Neruda e da crise no Chile

Em entrevista ao jornal português Diário de Notícias, filha do ex-presidente Salvador Allende fala de sua mais recente obra e da crise no seu país.

Isabel Allende

O jornal abre a entrevista citando que, em 1939, dois mil espanhóis fugiram do regime fascista de Francisco Franco para o Chile num navio requisitado pelo poeta Pablo Neruda. Isabel Allende refaz a história e conta algumas das situações vividas pelos refugiados. E explica a crise atual do Chile.

A autora de A Casa dos Espíritos, obra que resultou em mais de 70 milhões de exemplares traduzidos em 42 países, a escritora está lançando Longa Pétala de Mar. Ela explica que o romance trata da dramática questão dos imigrantes e dos refugiados que fogem dos seus países devido a guerras que matam homens e crianças, a violações e a abusos de mulheres e meninas.

Raiva

O livro parte de um fato real: a história de dois mil espanhóis que estavam no lado derrotado da Guerra Civil de Espanha e foram levados num navio para o Chile em 1939. O título do romance é um verso de Pablo Neruda, o responsável pela contratação do navio Winnipeg, e o poeta chileno também aparece enquanto personagem do livro.

Isabel Allende explica porque manteve a presença de um dos mais importantes poetas do seu país natal, bem como outras razões para ter escrito um romance sobre uma realidade que também vive desde que se tornou imigrante por razões de exílio familiar, estatuto que até hoje vive por residir nos Estados Unidos. Segundo ela, raiva acumulada no Chile, explodiu agora, vem de há muito tempo.