Torcedores e técnico do Santos protestam contra Bolsonaro

Presidente vai assitir a partida contra o São Paulo

Santos Sampaoli

Torcedores do Santos Futebol Clube contrários à ida do presidente Jair Bolsonaro à Vila Belmiro para assistir ao jogo contra o São Paulo levantaram a tag “#BolsonaroNaVilaNão”. O técnico santista Jorge Sampaoli também afirmou que espera não ter contato direto com ele antes ou depois do clássico. A Torcida Jovem do Santos emitiu uma nota repudiando sua presença no estádio, assimo o Movimento Bancada das Sereias. 

Sampaoli, questionado em entrevista coletiva sobre as eleições nacionais na Argentina, vencidas por Alberto Fernández, elogiou o novo presidente, atacado por Bolsonaro – que se recusou a parabenizá-lo, num gesto protocolar e opinou que o país vizinho teria “escolhido mal” seu novo líder. “Estou feliz pelas mudanças que se deram na Argentina. O presidente (Bolsonaro) tem uma uma opinião diferente. Respondo o que sinto e o que senti na chegada de um governo que estará próximo ao povo. É isso que me faz acreditar que o cidadão argentino não vai sofrer como sofreu nos últimos tempos”, afirmou.

Em outra oportunidade, Sampaoli rasgou elogios ao povo chileno pelos protestos generalizados que tomaram conta do país. O treinador, que criou grande identificação com o vizinho argentino em longo período como comandante de sua seleção nacional, disse estar orgulhoso do que via à distância. Bolsonaro, por outro lado, chamou os acontecimentos no Chile de “atos terroristas”.

“Valorizo muito a reação do povo chileno depois de tanto tempo de opressão. É um exemplo para todos na América do Sul. Lutar contra o neoliberalismo, que deixa o povo cada vez mais pobre. Esta rebelião contra os que estão no poder que só pensam nisso. Estou orgulhoso do povo que vivi ao lado por tanto tempo. Espero que seja um passo adiante para terminar com a opressão com esse povo”, disse.

A tendência é que Sampaoli e Bolsonaro não tenham contato algum durante o clássico, e é justamente isso que o argentino espera. O presidente da República deve acompanhar o jogo do camarote da presidência e pode chegar ao estádio depois do início da partida e sair antes do apito final.

Bolsonaro afirmou que não teme hostilidade. Já o presidente do time, José Carlos Peres, pediu respeito por parte da torcida. Conforme afirmado em live, Bolsonaro torcerá para o Santos. Em um vídeo ele comentou uma entrevista concedida pelo técnico do Grêmio, Renato Gaúcho, fazendo elogios aos seus comportamentos (que motivou também protestos de torcedores gremistas).