Conheça os 10 pontos da aliança PSOE-Unidos Podemos na Espanha

O PSOE e a United Podemos chegaram a um pré-acordo para formar um governo de coalizão progressista que prtende colocar a Espanha como referência para a proteção dos direitos sociais na Europa, como apontaram os eleitores.

Sanchez e Inglesias ESpanha

A duas formações políticas compartilham a importância de assumir o compromisso em defesa da liberdade, tolerância e respeito aos valores democráticos como um guia para a ação do governo. Os detalhes da aliança serão divulgados nos próximos dias. Atualmente, estão avançando juntos em uma negociação que visa concluir a estrutura e operação do novo governo que será conduzido pelos princípios de coesão, lealdade e solidariedade do governo, bem como pela adequação das funções.

Os eixos prioritários de ação do governo de coalizão progressista se concentrarão em responder aos principais desafios que a sociedade espanhola enfrenta como um todo. São eles os seguintes:

1. Consolidar crescimento e criação de empregos. Combater a precariedade do mercado de trabalho e garantir um trabalho decente, estável e de qualidade.

2. Trabalhar pela regeneração e combater a corrupção. Proteger os serviços públicos, especialmente a educação – incluindo a promoção de creches de zero a três anos -, saúde pública e atendimento a dependências. Proteção das aposentadorias dos idosos: garantir a sustentabilidade do sistema público de pensões e sua reavaliação de acordo com o custo de vida. Habitação como um direito e não como uma mera mercadoria. Aposta na ciência como motor da inovação econômica e que dignifique as condições de trabalho do setor. Repatriar talentos que partiram para outros países. Controle da disseminação das casas de apostas.

3. Luta contra as mudanças climáticas: a justa transição ecológica, a proteção da biodiversidade e a garantia de um tratamento digno aos animais.

4.- Fortalecer as pequenas e médias empresas e as autônomas. Promover a reindustrialização e o setor primário. Fornecer à administração a base para a criação de riqueza, bem-estar e emprego, bem como o impulso digital.

5. Aprovação de novos direitos que aprofundem o reconhecimento da dignidade das pessoas como direito a uma morte digna, à eutanásia, à salvaguarda da diversidade e a garantir a Espanha como país de memória e dignidade.

6. Garantir a cultura como direito e combater a precariedade no setor. Promover o esporte como garantia de saúde, integração e qualidade de vida.

7. Políticas feministas: garantir a segurança, independência e liberdade das mulheres através da luta determinada contra a violência sexista, remuneração igual, estabelecimento de paternidade e licença de maternidade iguais e intransferíveis e fim do tráfico de seres humanos para fins de exploração sexual e elaboração de uma lei de igualdade de trabalho.

8. Despovoamento reverso: apoio determinado à chamada Espanha vazia.

9. Garantir a coexistência na Catalunha: o governo da Espanha terá como prioridade garantir a coexistência na Catalunha e a normalização da vida política. Para esse fim, será estimulado o diálogo na Catalunha, buscando fórmulas de entendimento e encontro, sempre dentro da Constituição. O Estado de autonomias também será fortalecido para garantir a provisão adequada dos direitos e serviços de sua competência. Garantimos a igualdade entre todos os espanhóis.

10. Justiça fiscal e equilíbrio orçamentário. A avaliação e o controle dos gastos públicos são essenciais para a manutenção de um estado social sólido e duradouro.