Cuba condena golpe estado contra presidente boliviano Evo Morales

 O presidente de Cuba, Miguel Díaz-Canel, condenou o golpe de estado consumado neste domingo (10) contra o presidente Evo Morales, uma ação descrita como violenta e covarde.

Canel e Evo Morales

Através da rede social Twitter, o presidente cubano pediu à comunidade internacional que se mobilizasse “pela vida e pela liberdade de Evo”.

'O direito ao golpe de estado violento e covarde ameaça a democracia na # Bolívia. Nossa condenação enérgica do golpe de estado e nossa solidariedade com o irmão Pdte @evoespueblo. O mundo deve ser mobilizado para a vida e a liberdade de Evo. #EvoNoEstasSolo #SomosCuba ', o chefe de estado espalhado na plataforma social.

Por seu lado, o ministro das Relações Exteriores de Cuba, Bruno Rodríguez, disse no Twitter que o Ministério das Relações Exteriores de Cuba é solidário com o presidente indígena, protagonista e símbolo da reivindicação dos povos originais da região.

'Forte condenação da @CubaMINREX ao golpe de estado na Bolívia e nossa solidariedade ao irmão Pdte @evoespueblo, protagonista e símbolo da reivindicação dos povos originais da # NuestraAmérica. Chamamos mobilização global pela vida e liberdade de Evo ', escreveu o chefe da diplomacia cubana.

O presidente da Bolívia na tarde de domingo anunciou em uma intervenção transmitida ao vivo pela televisão sua renúncia para evitar a escalada de violência e ataques promovidos pelos adversários Carlos Mesa e Fernando Camacho.

Antes, os dirigentes de origem aimara lamentavam que os setores desestabilizadores da direita e os candidatos dos partidos da oposição rejeitassem o apelo a novas eleições com um Supremo Tribunal Eleitoral renovado como uma saída pacífica para o conflito político no país sul-americano.