Márcio Jerry aponta as consequências do pacote econômico de Guedes

 

‘universalização’ das antenas jerry - Ana Oli

Um dia após o governo Bolsonaro encaminhar ao Congresso uma série de propostas que impactam diretamente a economia do país, o deputado federal Márcio Jerry (PCdoB) comentou o assunto no jornal O Imparcial.

Vice-líder do PCdoB na Câmara, Jerry acredita que o pacote apresentado pelo presidente Bolsonaro vai aumentar as desigualdades sociais. “O pacote do Guedes segue este roteiro de diminuição do papel do Estado, em um país em que as ações do Governo já não chegam aos mais pobres. Vai gerar mais desigualdades, mais pobreza, reduzir direitos. Não são medidas que impulsionem o desenvolvimento do país com geração de emprego e renda. E quanto a extinguir municípios, imensa balela. O problema não são os municípios, o problema está na política macroeconômica, na capacidade do Estado brasileiro impulsionar ou não o desenvolvimento. E o pacote de Paulo Guedes, feito para o Bolsonaro, que já confessou nada entender de economia, não vai impulsionar desenvolvimento”, disse.

Alvo de críticas de diversos setores, o plano do ministro da Economia, Paulo Guedes, propõe a redução do gasto público, a partir da extinção de pequenos municípios e suspensão de direitos sociais, o que tem sido considerado análogo ao AI-5, que suspendeu os direitos políticos no país, em 1968.