PCdoB João Monlevade é reestruturado e mostrará sua cara na cidade

PCdoB se reorganiza em João Monlevade e realiza conferência representativa.

CM João Monlevade - Phillipe Pessoa

No sábado, dia 2 de novembro, ocorreu a conferência municipal do PCdoB de João Monlevade, para reestruturação do partido e discussão do programa e táticas eleitorais para a cidade em 2020. A reunião ocorreu no diretório municipal do partido no bairro Laranjeiras e contou com participação expressiva demonstrando a condução exitosa da construção partidária pelo comitê provisório liderado pelo médico Luís Amaral.

Os comunistas monlevadenses receberam José Carlos Arêas, membro do comitê estadual, que abriu o debate de conjuntura, sendo complementado pelo psicólogo Elizeu Assis, que também secretariou a conferência. Os presentes destacaram os prejuízos imensuráveis da agenda ultraliberal do governo central, bem como seus reflexos na política do município. “Uma análise de conjuntura situa onde estamos e o que queremos. Neste processo de construção, organização e fortalecimento da base do partido é uma etapa fundamental”, enfatizou Marinete Morais, terapeuta comunitária. “O debate acrescentou muito, abriu minha mente. Senti firmeza na luta contra o autoritarismo e na defesa de direitos sociais e políticos”, opinou Pedro Henrique Venâncio, estudante e presidente municipal da União da Juventude Socialista (UJS).

A cidade enfrenta ações autoritárias da prefeitura e câmara de vereadores, com destaque à aprovação em primeiro turno de uma medida que impede o livre uso e ocupação dos espaços públicos da cidade e proíbe expressamente qualquer manifestação política na cidade. Além disso, munícipes têm sido impedidos de ocupar a tribuna da câmara de vereadores apoiados em regimento interno que atenta contra as liberdades democráticas.

O partido sai da conferência forte e organizado para debater os rumos de Monlevade a partir de um projeto para a cidade e enfrentar o desafio eleitoral do próximo ano. “Foi a conferência mais promissora que o partido já fez no município. Pré-candidatos à câmara compareceram em massa” declarou Assis. “A reunião foi importantíssima pra minha pessoa, lugar onde posso falar e aprender mais sobre nossas pautas e lutas”, afirmou Gabriela Felix, estudante e integrante da UJS. O sentimento geral foi de satisfação pela participação e qualidade do debate travado, que orientará a ação coletiva do partido. “Foi muito participativa e correspondeu as expectativas tanto pela conjuntura quanto pela escuta dos camaradas a partir de sua realidade local. Foi muito importante para o fortalecimento do partido”, concluiu Morais.