Sessão Solene comemora os 100 anos de João Goulart

Proposta pelo vereador Evado Lima (PCdoB), a Sessão Solene terá a presença do filho do ex presidente, João Goulart Filho, candidato a presidente em 2018.

Homenagem a Jango

Nascido no dia 1º de março de 1919, João Belchior Marques Goulart, o ex-presidente João Goulart, completaria 100 anos no corrente ano. Para comemorar o centenário do ex-chefe de Estado que não concluiu seu mandato, o vereador Evaldo Lima (PCdoB) realizará nesta segunda-feira (04), sessão solene que contará que a presença do filho de “Jango”, João Goulart Filho.

“Jango” começou sua carreira política como deputado estadual, em 1947. Em 1950 foi eleito deputado federal, sendo no ano seguinte indicado para o cargo de ministro do Trabalho no governo de Getúlio Vargas (1950-1954). Em 1955 foi eleito vice-presidente do Brasil, concorrendo pelo PTB. Na ocasião, conseguiu mais votos que o presidente eleito, Juscelino Kubitschek. Naquela época, as votações para presidente e vice eram separadas.

Na eleição seguinte, em 1960, foi novamente eleito vice-presidente, concorrendo pela chapa governista, ao lado do marechal Lott, e em oposição ao candidato Jânio Quadros, da UDN, que venceu a disputa. Jango ficou no cargo por apenas oito meses, quando assumiu o posto de presidente com a renúncia de Jânio, em agosto de 1961.

Na justificativa para realização da sessão solene, o vereador Evaldo Lima lembra, por exemplo, que as reformas propostas pelo ex-presidente, embora não implementadas, serviram de pretexto para o Golpe de 1964. Ele acredita, ainda, que as ideias de Jango moldaram o Estado social brasileiro depois da redemocratização, inspirando a Constituição de 1988.

Jango faleceu no exílio, em 06 de dezembro de 1976, na Argentina, e foi sepultado em São Borja, sua cidade natal.

De acordo com Evaldo Lima, “Jango vive na peregrinação e na luta de seu filho, João Vicente Goulart Filho. O centenário de João Goulart é uma boa oportunidade para refletir sobre o legado deste homem que queria reformar o Brasil”. O requerimento do parlamentar entrou em tramitação em fevereiro de 2016.

Além da Sessão Solene, João Goulart Filho, hoje filiado ao Partido Comunista do Brasil, Jango será pela homenageado pela União da Juventude Socialista com a exibição do filme Jango, de Silvio Tendler, no sábado, dia 02.11, a partir das 16j, na sede do PCdoB (Av da Universidade, 3199), a partir das 16h.