Pesquisa Ibope: PSL de Bolsonaro é o partido mais odiado do Brasil

Pesquisa Ibope Inteligência, divulgada nesta quinta-feira (31), revelou que 50% dos brasileiros não votariam no PSL de jeito nenhum. O resultado aparece menos de um mês após Bolsonaro declarar a um apoiador, no dia 8 de outubro, que Luciano Bivar, presidente do partido, estava “queimado pra caramba”, e dar início ao racha no PSL.

Bolsonaro - Lula Marques

A crescente falta de credibilidade da legenda, alçada ao poder capitaneada pela produção criminosa de fake news e protagonista do “laranjal”, foi comprovada pelo estudo.

Ainda que uma pequena parte dos bolsonaristas defenda seu “mito” a qualquer custo, é evidente que o estrago já foi feito e deve se estender até as eleições municipais de 2020.

O partido tem como meta para o ano que vem ampliar de maneira aguda sua influência nas cidades brasileiras. Portanto, a pesquisa mostra que tal tarefa parece cada vez mais distante de se concretizar.

Nordeste

Se o pleito fosse hoje, por exemplo, o PSL seria massacrado pelo Nordeste. Na região, novamente segundo o Ibope, a rejeição ao partido é ainda maior que no restante país: 62% do eleitorado nordestino afirma que não votaria no PSL de jeito nenhum.

Trata-se, de certa forma, de uma repetição do cenário visto durante o pleito de 2018, quando Bolsonaro foi rejeitado por 7 em cada 10 eleitores do Nordeste. É bom lembrar que não é só o descontrolado presidente que perderá com o aumento da rejeição: Luciano Bivar, presidente do partido, tem sua base eleitoral individual em Pernambuco.

Por outro lado, é no Nordeste também que o PT mantém a simpatia da maioria dos oposicionistas: 42% dos que desaprovam a gestão Bolsonaro votariam num candidato petista com certeza, e outros 28% poderiam votar.