Presidentes de partidos de esquerda dizem: AI-5 nunca mais!

Presidentes de quatro partidos de esquerda (PDT, PT, PSOL e PCdoB) emitem nota alertando para a gravidade da ameaça de Eduardo Bolsonaro à democracia. É uma escalada autoritária, diz o texto. 

Eduardo Bolsonaro

Leia a Íntegra:

AI-5 nunca mais! Ampla união pela democracia!

As declarações do deputado federal paulista Eduardo Bolsonaro, líder do PSL na Câmara dos Deputados, com ameaças de reedição do AI-5, instrumento do auge do período autoritário editado em 1968, merece firme repúdio das forças democráticas. E alerta para a escalada autoritária contra o Estado Democrático de Direito.

O filho do presidente da República já havia feito ameaça semelhante, inclusive com a bravata de que fecharia o Supremo Tribunal Federal (STF). Eduardo Bolsonaro vitupera novamente contra os partidos políticos, a base da democracia e, sem meias palavras, diz que a Constituição pode ser rasgada.

Manifestamos, coesos, a defesa da Constituição e do Estado Democrático. À medida em que o autoritarismo avança, é preciso, cada vez mais, a ação de amplas forças para enfrentá-lo. Nesse momento grave, a união em torno da democracia é a garantia de que podemos isolar e derrotar as vias do golpismo.

Brasília, 31 de outubro de 2019

Carlos Luppi – presidente do PDT

Gleisi Hoffmann – presidenta do PT

Juliano Medeiros – presidente do PSOL

Luciana Santos – presidenta do PCdoB