Deputadas dizem que vídeo de Bolsonaro é desprezo pela democracia

Vídeo de Bolsonaro se comparando a um leão acossado por hienas representando partidos, imprensa e instituições como o Supremo Tribunal Federal (STF) repercutiu negativamente em diversos setores da sociedade. O ministro Celso de Mello, decano do STF, disse que a postagem evidencia que “o atrevimento presidencial parece não encontrar limites”.

Bolsonaro

Publicado nesta segunda-feira (28) e retirado pouco depois da conta do Twitter de Bolsonaro, o vídeo foi duramente criticado por lideranças políticas na Câmara dos Deputados.

A líder da Minoria na Casa, deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ), diz que não se pode banalizar esse tipo de ação do presidente que é uma grave ameaça à democracia.

“Bolsonaro pede desculpas por vídeo publicado em seu perfil, mas o recado já foi dado. Nas entranhas do bolsonarismo palaciano a guerra contra o STF já está sendo feita – e isso inclui as milícias digitais de Bolsonaro agindo. As instituições não podem banalizar tamanha gravidade”, escreveu a deputada no Twitter.

A deputada Perpétua Almeida (PCdoB-AC) diz que Bolsonaro tem medo da democracia. “O vídeo postado e apagado por Bolsonaro, além de mostrar que ele vê todos como inimigos (STF, mulheres, mídia, partidos, sindicatos), mostra também que está com medo da democracia. O medo de ser derrotado ronda os tiranos e autoritários”, disse.

“Bolsonaro apagou o vídeo depreciando partidos e instituições. Antidemocrático e autoritário, não dá conta de debater com o contraditório, usa a milícia digital para sair em sua defesa e instigar ódio”, afirmou a presidente nacional do PT, deputada Gleisi Hoffmann.

Na mesma linha, a deputada Erika Kokay (PT-DF) diz que o vídeo publicado no Twitter é um desprezo de Bolsonaro pela democracia.

“O vídeo em que trata STF, PSL, oposição e movimentos sociais como hienas reforça o desprezo que o clã Bolsonaro tem pela democracia e as instituições democráticas. Ala do STF quer reagir ao ataque grotesco do presidente”, disse a deputada.