Chile: Piñera pede renúncia de ministros e fim de estado de emergência

Após a marcha de um milhão de pessoas nas ruas de Santiago nesta sexta-feira (25), o presidente do Chile, Sebastián Piñera, anuncia, neste sábado (26), o pedido de renúncia aos seus ministros e o cessar do estado de emergência decretados em várias partes do país. 

presidente chileno - Foto: Estebão Felix

"Quero anunciar a todos os meus compatriotas que, se as circunstâncias permitirem , é minha intenção suspender todos os estados de emergência a partir de 24 horas no próximo domingo", disse Piñera do Palácio de La Moneda.

Piñera afirmou que pediu a todos os ministros que disponibilizassem seus cargos para poder estruturar um novo gabinete, com o intuito de "enfrentar essas novas demandas e cuidar dos novos tempos", escreveu o chefe de Estado.

O presidente chileno pediu ainda ao povo que  "iniciem na próxima semana com plena normalidade institucional e cidadã ".

Nesta sexta-feira (25), o Chile viveu a sua maior marcha contra as políticas neoliberais do governo de Sebastián Piñera com a presença de um milhão de pessoas nas ruas de Santiago. A forte repressão do governo chileno contabiliza 19 mortos e centenas de feridos.


Foto: Pedro Ugarte/AFP