Morre o cientista político Wanderley Guilherme dos Santos

Morreu na madrugada deste sábado (26), um dos maiores intelectuais do Brasil, o professor (aposentado) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Walderley Guilherme dos Santos. Vítima de uma pneumonia, o cientista político tinha 84 anos e estava internado desde a véspera de seu falecimento em um hospital carioca.

Wanderley Guilherme - Foto: Thiago Ripper/RBA

Segundo o colunista do jornal O Globo, Lauro Jardim, o professor havia acabado de escrever um livro que explicava a eleição presidencial de Jair Bolsonaro. Em uma de suas últimas entrevistas ao jornal Valor Econômico, o cientista afirmava que só uma frente poderia deter "um governo de ocupação".

Em 1962, com apenas 29 anos, Wanderley publicou o texto "Quem dará o golpe no Brasil?", em que antecipou o golpe militar que derrubou João Goulart.

Wanderley ainda era pesquisador titular do Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Iesp/Uerj).

O intelectual era formado em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1958) e tinha doutorado em Ciência Política pela Stanford University (1969) e Pós-Doutorado em Teoria Antropológica na UFRJ em 1986. Sua experiência era na área da Ciência Política, com ênfase em Teoria Política, atuando principalmente nos seguintes temas: política, democracia, cidadania, paradoxos e ação coletiva.

Ele tinha compretado 84 anos na semana passada, 13 de outubro. 

Até a publicação desta matéria não há informação sobre velório do intelectual. Nas redes sociais, políticos de esquerda e intelectuais lamentam a sua morte.