Bolsonaro mente ao atribuir o povo nas ruas no Chile ao Foro de SP

Enquanto vê o seu próprio governo em ruínas por não ter projeto a oferecer ao Brasil, Jair Bolsonaro segue imbatível ao menos num quesito: propagar mentiras. Sua obsessão em produzir fake news é tamanha que não raro ultrapassa os limites da fronteira nacional e a vergonha passa a ser tipo exportação.

Chile

É o caso da nova falácia publicada pelo impopular presidente nesta segunda (21) sobre as mobilizações da população chilena contra a retirada de direitos e escalada de opressão promovidas pela gestão de Miguel Juan Sebastián Piñera – considerada um modelo a ser seguido pelo próprio Bolsonaro e seu guru Paulo Guedes.

De maneira bisonha e sem o mínimo de responsabilidade, Bolsonaro atribuiu ao Foro de São Paulo o levante de milhares de chilenos contra – entre outras atrocidades – a política econômica que tem submetido a população do país a uma crise social sem precedentes e também contra a reforma da Previdência.

Sem entrar no mérito da péssima redação ou do contraditório uso da palavra ditadores (todos sabem que ele os idolatra), Bolsonaro faz uma acusação que beira o ridículo de tão irresponsável. Atribuir ao Foro de São Paulo, organização criada em 1990 que reúne partidos políticos e organizações de esquerda de todo o mundo, não é apenas desinformação; é desrespeito à autonomia do povo chileno e, mais ainda, acusação criminosa.

Nem mesmo o ultraliberal Piñera foi capaz de usar este argumento para tentar desqualificar a onda de protestos.

Quem tem responsabilidade com o que diz e costuma checar toda e qualquer notícia sabe que os protestos começaram com críticas ao aumento na tarifa do metrô, mas logo passaram a ter como alvo o descontentamento pela qualidade dos serviços públicos, a retirada da aposentadoria, o aumento da concentração de renda, entre outros desastres.