Governo do MA lança Feira da Agricultura Familiar em Barreirinhas

 

feira ma

 Será lançada, nesta terça-feira (15), a Feira da Agricultura Familiar e Agrotecnologia do Maranhão (Agritec) dos territórios Munim, Lençóis e Delta, em Barreirinhas. O evento será realizado no auditório do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR) de Barreirinhas, às 9h.

O lançamento ressalta a data de realização da Agritec de Barrerinhas que será do dia 6 a 8 de novembro, no antigo aeroporto. A Agritec é voltada para a socialização de tecnologias para os agricultores familiares do Maranhão. A Feira tem o objetivo de contribuir com a melhoria da produção e renda dos pequenos produtores, além de movimentar a economia local e regional.

A Feira da Agricultura Familiar e Agrotecnologia é uma realização do Governo do Estado, por meio do Sistema de Agricultura Familiar, o Sistema SAF, formado pela Secretaria de Estado de Agricultura Familiar (SAF), Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e de Extensão Rural do Maranhão (Agerp/MA) e Instituto de Colonização e Terras do Maranhão (Iterma/MA).

Realizada desde 2015, a Agritec consolidou-se como um dos maiores eventos do setor da agricultura familiar, envolvendo e mobilizando várias Secretarias de Estado e outros órgãos estaduais e setores municipais na prestação de serviços à população.

De 2015 a 2019, foram realizadas 18 Agritecs em 18 municípios. A Feira, que é territorial, oportuniza a comercialização de alimentos produzidos por agricultores atendidos pelo Sistema SAF, exposição de artesanato e produtos de municípios dos territórios, além de exposição de pequenos animais e demonstração de tecnologias simples no espaço tecnológico.

Somando todas as edições, mais de 30 mil pessoas foram capacitadas e houve a movimentação de R$ 1,8 milhão em comercialização. Além disso, com as Agritecs foram firmados contratos com instituições financeiras de mais de R$ 25 milhões para agricultores familiares que buscaram financiamento rural.

O evento conta com parceria com de movimentos sociais (MST, Aconeruq, Fetaema, Fetraf, Miqcb), do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e so Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar).

SERVIÇO
O quê: Lançamento da Agritec de Barreirinhas.
Quando: Nesta terça-feira (15), às 9h.
Onde: Auditório do STTR de Barreirinhas.