Partido Comunista da China: força motriz do sucesso chinês

A data de 1 de outubro de 2019 não marca apenas o 70º aniversário da fundação da República Popular da China, é também o 70º aniversário do Partido Comunista da China no poder. Este aniversário reveste-se de um significado especial: a República Popular da China ultrapassou o tempo de existência da União Soviética (1922-1991) e tornou-se a experiência socialista mais duradoura da História. Por Gaio Doria* 

A China atingiu patamares econômicos, sociais, políticos e culturais inéditos na História da humanidade. O sucesso é incontestável, seu produto interno bruto per capita aumentou de cerca de USD200 na fundação da república em 1949 para mais de USD10.000 nos dias atuais. A RPC foi o país que mais combateu e reduziu a pobreza no mundo. Segundo dados do Conselho de Estado, o número de pessoas pobres caiu de 770 milhões no final de 1978 para 30,46 milhões no final de 2017. Um total de 740 milhões de chineses foram retirados da pobreza, tornando o país asiático, sozinho, responsável por mais de 70% da redução global da pobreza nas últimas quatro décadas. A China tornou-se a segunda maior economia do mundo e provavelmente irá ultrapassar os Estados Unidos em um futuro próximo.

O secretário-geral do Partido Comunista da China, Xi Jinping, apontou em seu discurso de comemoração do aniversário da República que “nos últimos 70 anos, fizemos tremendas mudanças em nosso país”. A história da República Popular da China é, sem dúvidas, um exemplo de união, luta, organização, determinação e comprometimento. O povo chinês provou ao mundo que a união e organização são os fatores fundamentais capazes de superar todas as dificuldades: humilhações imperialistas, atrasos feudais, desastres naturais, desafios políticos e econômicos, entre outros inúmeros exemplos.

Essa coesão, no entanto, não nasceu espontaneamente. Em 1 de Julho de 1921, o povo chinês começou a se organizar em torno do recém-criado Partido Comunista da China. A união do povo chinês só foi possível através de sua organização em torno de um partido marxista-leninista. Aos poucos, este forjou um caminho através da luta revolucionária que possibilitou conquistar grandes avanços. A Revolução Chinesa jamais foi imposta unilateralmente, foi um processo histórico que gozou de extrema capilaridade. O Partido Comunista da China, armado do marxismo-leninismo e seus desenvolvimentos teórico-práticos no solo chinês, foi a única organização política capaz de oferecer um projeto de nação e concretizá-lo. Por esta particular característica, o Partido Comunista da China goza de imenso prestígio dentro da sociedade chinesa até os dias atuais.

Não sem surpresa, forças das mais diversas matizes políticas, principalmente em países em desenvolvimento, passaram a enxergar o caso chinês e seu rápido crescimento econômico depois da Reforma e Abertura, como um exemplo de modelo desenvolvimento a ser seguido. No entanto, apesar dos fatos básicos que ancoram essa celebração do modelo chinês já serem bem conhecidos, não raro geram interpretações distintas e muitas vezes antagônicas. Isto porque muitos procuram nas políticas pós-1978 a raiz do sucesso chinês. O período que se inicia em 1949 e vai até 1978 comumente figura – em especial na historiografia dominante – como uma caricatura de poucos resultados. Em suma, no senso comum ocidental, a China só conseguiu avançar depois que se livrou do comunismo (estatismo) e adotou o deus mercado e diversas políticas ditas capitalistas. Assim, em um contexto onde a economia quase sempre se sobrepõe a política, ignora-se o papel fundamental da liderança do Partido Comunista da China.

A despolitização do caminho chinês é latente e proposital. Os círculos acadêmicos ocidentais ocupam-se em elaborar teorias para explicar esse assombroso crescimento, sempre deslegitimando e desacreditando o papel do Partido Comunista. Não há outra forma, pois do contrário, o mundo em desenvolvimento tomaria conhecimento dos fatores fundamentais necessários para reverter sua condição de atraso. No programa do Partido Comunista descreve-se com clareza que a razão por detrás do sucesso está na construção do socialismo com características chinesas, da liderança do Partido e na adoção do marxismo e seus desenvolvimentos.

No curso destes 70 anos, as realizações do Partido Comunista da China não mudaram apenas a China, mas também o mundo. A liderança do Partido Comunista da China é a característica mais essencial do socialismo com características chinesas e, por consequência do sucesso chinês. Por meio do sistema de congressos populares, a linha do partido, seus princípios, suas políticas, são implementados efetivamente no processo de desenvolvimento do país. Como um maestro de orquestra, o Partido Comunista garante que os órgãos de poder do estado sejam proativos, independentes, responsáveis e coordenados de acordo com a Constituição da República.

Atualmente, dentre as grandes economias do mundo, a China é o único país cujo partido governante tem um programa político claro que engloba um caminho de desenvolvimento para o país e uma visão de mundo.

O Partido Comunista da China aproxima-se do seu centenário demonstrando ao mundo que somente a união de um povo e sua organização em um Partido Marxista-Leninista é capaz de garantir o desenvolvimento e a soberania. No entanto, para o Partido, a teoria marxista não deve ser uma coleção de dogmas, deve combinar os princípios básicos do marxismo com a realidade concreta de um país.

* Historiador pela Universidade Federal Fluminense (UFF), mestre em economia pela Universidade do Povo da China, Doutor em Filosofia Marxista também pela Universidade do Povo da China