Cuba e Rússia firmam acordo para exploração de petróleo

O premiê russo Dimitri Medvedev visitou as instalações de um projeto conjunto que desenvolv a petrolera Zarubezhneft e a União Cuba Petróleo (Cupet). O complexo de refinaria de petróleo fica na província de Mayabeque.

Cuba Rússia

Mais cedo Medvedev recebeu o título Honoris Causa da Universidade de Havana, ocasião na qual reafirmou a vontade de seu país de ampliar e aprofundar os laços com Cuba nas esferas cultural, educativa, energética, transporte, indústria, biotecnologia, entre outras. A informação é da Prensa Latina.

Por sua vez, o presidente de Cuba, Diaz-Canel, agradeceu a firme postura da Rússia na contramão do bloqueio econômico, comercial e financeiro imposto pelos Estados Unidos há quase seis décadas.

Anunciou que viajará a Rússia no final do mês, ao mesmo tempo em que estendeu um convite a Vladimir Putin para que visite Cuba.

Rússia e Cuba iniciam projeto de extração de petróleo, apesar das pressões dos Estados Unidos restringir o suprimento desse recurso fundamental à ilha.

O primeiro-ministro russo, Dmitri Medvedev, participou da perfuração de um poço de petróleo no novo complexo de produção de Boca de Jaruco.

Medvedev se encontrou na quinta-feira com o presidente cubano Miguel Diaz-Canel. Ambas as partes assinaram acordos bilaterais.