Maia desafia Witzel e concede escolta a David Miranda, marido de Glenn

O presidente da Câmara Federal, deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ), concedeu ao também deputado federal David Miranda (PSOL-RJ) o direito à escolta da Polícia Legislativa em todo território nacional. Segundo a colunista Bela Megale (O Globo), a autorização foi dada há pouco mais de duas semanas. O pedido foi feito pelo PSOL a Maia depois que o governador Wilson Witzel (PSC-RJ) negou a solicitação da Câmara para que o estado do Rio fornecesse escolta a Miranda quando ele estivesse em solo fluminense.

David Miranda

David Miranda é marido do jornalista e fundador do site The Intercept Brasil, Glenn Greenwald, que ganhou notoriedade no Brasil com a Vaza Jato. Desde que tornou públicas as mensagens do Telegram que revelaram o conluio entre o ex-juiz Sergio Moro e os procuradores da força-tarefa da Lava Jato em Curitiba (PR), Glenn é alvo de ameaças anônimas. Miranda pediu escolta à Casa depois que também recebeu ameaças contra ele e sua família, que vive no Rio. Até então, o parlamentar só contava com segurança quando estava em Brasília.

Ainda de acordo com Bela Megale, o caso da Vaza Jato vai virar filme. O diretor José Padilha (Tropa de Elite) vai levar para as telas do cinema a história dos hackers que invadiram celulares de mais 80 autoridades, entre elas o agora ministro Sergio Moro (Justiça) e o procurador de Curitiba Deltan Dallagnol. Além de entrevistas, o cineasta terá imagens exclusivas de conversas que Glenn Greenwald gravou com os hackers.

O material ainda é inédito e, segundo a coluna, não se limitará às invasões. A ideia é fazer uma cobertura ampla sobre a Lava Jato e seus alvos. O diretor já pediu entrevistas para Lula, José Dirceu e Sergio Moro. Padilha também é o diretor da série O Mecanismo, que se baseou na operação Lava Jato e da qual o cineasta diz ter-se arrependido, diante das revelações do Intercept.