Irã denuncia guerra cibernética promovida pelos EUA

O ministro das Relações Exteriores do Irã, Mohamad Yavad Zarif, denunciou a conclusão pelos Estados Unidos de uma guerra cibernética contra instalações nucleares na República Islâmica que põe em risco a vida de milhões de pessoas.

Mohamad Yavad Zarif

Zarif condenou essa ação durante uma entrevista à rede de notícias norte-americana NBC, transmitida direto de Teerã, neste domingo (29).

Nesse ataque, explicou o chanceler, o worm – programa semelhante aos vírus, com a diferença de este ser auto-replicante, ou seja, ele cria cópias funcionais de si mesmo e infecta outros computadores- Stuxnet ou Zero Day (Zero Day) foi usado para infectar sistemas de controle remoto e documentos associados ao programa nuclear iraniano para fins pacíficos.

Em novembro de 2018, os técnicos da República Islâmica neutralizaram os ataques da empresa israelense Golden Line, com sede em Tel Aviv e especializada em telefonia fixa e móvel.

Dizem que o worm cibernético Stuxnet foi criado nos Estados Unidos e Israel. Os iranianos o detectaram pela primeira vez em 2010 em um ataque contra a instalação de enriquecimento de urânio no local de Natanz.

A ofensiva cibernética dos Estados Unidos agora denunciada faz parte da ofensiva norte-americana contra a República Islâmica do Irã desde unidades de refino de petróleo da Arábia Saudita foram atacadas por mísseis conduzidos por drones. Desde o primeiro momento o presidente Donald Trump acusou, sem provas, o governo iraniano como responsável pelo ataque e ameaçou represálias.