Semana Vermelha: as principais notícias do Portal Vermelho

Veja os principais notícias da semana no Portal Vermelho, em que se destacam o discurso de Jair Bolsonaro na ONU, duas derrotadas da Operação Lava jato e de Sérgio Moro, além das repercussões da morte da declaração do ex-Procrador geral da República, Rodrigo Janot, de que planejou assassinar o ministro do STF, Gilmar Mendes. 

Leia as matérias que foram destaque:

Gilmar Janot

Janot e o quase bang bang no STF

Entrei armado no STF para matar Gilmar Mendes e me suicidar, diz Janot – o ex Procurador Geral da República, Rodrigo Janot, afirma que se preparou para matar Gilmar Mendes a tiros e se suicidar em seguida. O caso envolve a acusação contra a filha de Janot, e teria ocorrido em maio de 2017.

Caso Ághata desmoraliza Moro

Caso Ághata Félix desmoraliza a "licença para matar" de Moro e Bolsonaro – O pacote anticrime do ministro da Justiça Sergio Moro será derrotado na Câmara, em meio à comoção com o assassinato da menina Ágatha Félix, de 8 anos, no Rio de Janeiro. O grupo de trabalho da Câmara Federal que analisa o projeto pode derrubar o “excludente de ilicitude” – nome pomposo para a criminosa “licença para matar”.

CNBB critica desmonte de conselhos paritários

CNBB critica governo Bolsonaro por desmonte de conselhos paritários – A CNBB divulga nota onde se diz apreensiva com a postura de Jair Bolsonaro e as mudanças no Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda), que destituiu os conselheiros da sociedade civil.

Moro derrotado na Câmara dos Deputados

Derrota de Moro: ampliação do excludente de ilicitude é rejeitada – O grupo de trabalho que analisa o pacote anticrime apresentado pelo ministro da Justiça Sergio Moro, rejeitou a ampliação do conceito de excludente de ilicitude – a "autorização para matar" 

O impeachment de Trump

Câmara dos EUA abre processo de impeachment contra Donald Trump – A presidente da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos, a democrata Nancy Pelosi, anunciou a abertura de um processo de impeachment contra o presidente Donald Trump. Ele é acusado de pressionar o presidente ucraniano, Vladimir Zelensky para investigar Hunter Biden, filho do ex-vice-presidente Joe Biden. A ação de Trump é vista como uma tentativa de interferir nas eleições presidenciais de 2020. Segundo Pelosi, "as ações da presidência de Trump revelaram o fato desonroso da traição do presidente por seu juramento, traição à nossa segurança nacional e traição à integridade de nossas eleições".

Bolsonaro e o vexame mundial do Brasil

 Bolsonaro expõe o Brasil a vexame diplomático mundial. Na ONU, ele fez um discurso com viés ideológico e repleto de mentiras. Atacou países, imprensa etc. Para líderes da oposição no Brasil, foi um vexame ao país nas relações internacionais.

Bolsonaro fora da Cúpula do Clima da ONU

 Bolsonaro é excluído, mas Nordeste participa da cúpula do clima na ONU – A região Nordeste vai representar o Brasil na Cúpula do Clima da Organização das Nações Unidas (ONU), que começa neste sábado (21) em Nova York (EUA). Bolsonaro foi excluído do encontro – que terá a presença de 60 chefes de Estado – porque seu governo não apresentou planos para aumentar os compromissos em favor do meio ambiente e contra o aquecimento global.

Operação Lava Jato sofre derrota no STF

STF forma maioria para anular as condenações da Lava Jato – Por 6 votos a 3, Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu na quinta-feira (26) a favor do pedido de habeas corpus feito pelo ex-gerente da Petrobras Márcio de Almeida Ferreira, condenado pela 13ª Vara Criminal Federal em Curitiba no processo oriundo da Lava Jato. O pleno entendeu que, durante as manifestações no processo, o réu delatado deve apresentar suas alegações finais após o réu delator.

Os altos lucros dos bancos no Brasil

Porque os bancos lucram no Brasil enquanto o país afunda – O Brasil atravessa a pior crise econômica da história; nunca havia tido dois anos consecutivos de queda na atividade, como em 2015 e 2016 ( menos 3,8% e 3,6%, respectivamente). Nesse quadro trágico, os bancos ganham muito. Entre abril e junho deste ano, Itaú, Bradesco e Santander lucraram 17 bilhões de reais, um crescimento de 17,6% em relação ao mesmo período do ano passado.