Indústria das armas banca visita de deputados do PSL à Taurus

Um grupo de cinco deputados do PSL que integram a Frente Parlamentar Armamentista visitou, nessa quinta-feira (26), as instalações da Taurus em São Leopoldo, região metropolitana de Porto Alegre, segundo reportagem do Congresso em Foco.

Taurus - Assessoria de Imprensa da Taurus

As despesas dos deputados foram pagas pela Associação Nacional da Indústria de Armas e Munições (Aniam), à qual a empresa gaúcha é associada. Líder do mercado nacional em seu segmento, a Taurus produz aproximadamente 1,1 milhão de pistolas, fuzis, submetralhadoras e revólveres por ano e exporta para aproximadamente 100 países.

Participaram da visita, que se estendeu da manhã até o fim da tarde, os deputados Tio Trutis (PSL-MS), Coronel Chrisóstomo (PSL-RO), Felício Laterça (PSL-RJ), Daniel Silveira (PSL-RJ) e Delegado Pablo (PSL-AM). Esses parlamentares têm entre suas principais bandeiras a defesa do direito do cidadão se armar, pauta que interessa diretamente às empresas do ramo.

Procurada para comentar o financiamento dessas viagens, a Câmara não retornou o contato da reportagem até o momento. Assessores da Casa afirmaram, sob condição de anonimato, que não há irregularidade nesse tipo de viagem, mas que a prática pode ser questionada por uma eventual perda de isenção dos parlamentares.

Em nota, a Taurus alega que apresentou suas novas instalações aos deputados para “esclarecer campanhas de difamação que aconteceram no passado contra a empresa” e “contribuir para a discussão e tomada de decisões na implementação de políticas públicas de segurança no Brasil”. A assessoria de imprensa da Taurus é a mesma que atende a Aniam, que também representa a CBC e a Rossi Esporte e Lazer. A associação confirmou que arcou com os custos da viagem.

Viagens internacionais

A cúpula da frente parlamentar se prepara para conhecer as principais fabricantes de armas do mundo, bancada pelas próprias indústrias. Os deputados devem visitar até fevereiro de 2020 as fábricas da Beretta e da Benelli, ambas na Itália, da CZ, na República Tcheca, e da Glock, na Áustria. “É praxe nas relações internacionais quem convida arcar com os gastos. Além de ser uma forma de economizarmos”, afirmou Trutis.