UEE Minas realiza 46º Congresso em Juiz de Fora

Realizado no último final de semana (20 a 22 de setembro) na Universidade Federal de Juiz de Fora, congresso reafirma o compromisso de luta dos universitários mineiros.

46º Congresso UEE Minas - UEE Minas

No último final de semana (20 e 22 de setembro) ocorreu, na Universidade Federal de Juiz de Fora, o 46° Congresso da União Estadual dos Estudantes de Minas Gerais. O evento, que acontece bianualmente, reuniu cerca de 800 estudantes de todas as partes do Estado de Minas Gerais que discutiram os rumos de nosso estado e nosso país.

A defesa da educação foi pauta central do espaço, seja ela contra os cortes de Bolsonaro ou contra o sucateamento das universidades estaduais – promovido pelo Governo Romeu Zema.

No 46° congresso da entidade também foi eleito um novo presidente, o juizforano Ramon Almeida, que conduzirá a UEE pelos próximos dois anos no lugar de Luanna Ramalho, que deixa a condução da entidade após uma gestão bastante elogiada e atuante. Ramon foi eleito com 230 votos, cerca de 69% do total.

Ramon é estudante do Curso de História da UFJF, coordenador-geral do Diretório Central das e dos estudantes da UFJF  e coordenador-geral do Centro Acadêmico de História da mesma Universidade. É, também, presidente da UJS de Juiz de Fora, membro da executiva da UJS Minas, secretário sindical do PCdoB-JF e secretário adjunto de juventude da CTB Minas (devido à sua atuação como base do Sinttel).

O Congresso também foi realizado em celebração aos 20 anos de reconstrução da UEE com a presença de diversos de seus ex-presidentes e outros ex-diretores que por ela passaram.

Na época do regime militar, a entidade foi cassada e operou na ilegalidade e, mesmo assim, sempre cumpriu  papel de vanguarda na defesa da educação pública e de qualidade no Estado de Minas Gerais.

 

*Com informações da UEE Minas