Câmara vai condecorar Felipe Neto por ação contra censura de Crivella 

A Câmara dos Deputados indicou o influenciador digital Felipe Neto a receber a Medalha de Mérito Legislativo da Casa por sua ação na Bienal do Livro do Rio neste mês. Após a polêmica criada pelo prefeito Marcelo Crivella (PRB) – que, à margem da lei, mandou censurar um HQ da Marvel onde dois herois se beijavam –, Neto resolveu comprar 14 mil livros com temática LGBTQi e os distribuiu de graça na feira.

Felipe Neto

A honraria é a mais alta condecoração da esfera da Câmara Federal – e a primeira dada a um digital influencer. Felipe Neto receberá a medalha em cerimônia de entrega no dia 20 de novembro. Em texto de autoria do deputado federal Mário Heringer (PDT-MG), 2º Secretário da Câmara, a homenagem é justificada pela “ação de coragem e posição de liderança num cenário conturbado e marcado por tentativa de calar a diversidade com base em censura”.

“Seu imediato senso de justiça lhe fez agir em prol da democracia. Colocou-se na mira de preconceituosos irracionais, ditos nacionalistas e defensores do bom costume – que só sabem espalhar o medo e o ódio. Entretanto, não o fez parar a luta pelo bem maior: a garantia de dias melhores e mais justos a todos”, agrega o texto.

Em nota, o youtuber – que também é empresário e escritor – disse estar muito agradecido, e voltou a falar que vem sofrendo ataques nas redes. “Estou passando por tantos ataques nesse momento, tanta violência e agressões virtuais, que ser agraciado com a medalha mais importante do poder Legislativo é uma honra e uma alegria indescritíveis. Isso me ajuda a reunir mais forças e a ter cada vez mais certeza de que estou no caminho certo. No caminho da luta pelo amor, pela união e pela diversidade e liberdade de expressão”, afirmou.

Segundo Felipe Neto, a medalha é “muito simbólica e emblemática”, expondo “grupos reacionários e extremistas” que querem “destruir” sua reputação. “Só posso dizer que estou muito feliz e honrado com essa indicação”, diz. “Isso só foi possível, sem dúvida alguma, graças ao apoio incondicional da maioria das pessoas de diversos âmbitos de atuação, que estiveram ao meu lado e se uniram nessa luta comigo. Muito obrigado!”