Congresso em SP reúne trabalhadores em Transportes da América Latina

A cidade paulista de Sorocaba (SP) será o palco, a partir da próxima quinta-feira (26), do 2º Congresso Regional da Federação Unitária de Transportes da América Latina e o Caribe (Futac). O encontro – que irá até dia 28, sábado – tem o objetivo de “traçar um plano de lutas estratégico e fortalecer a luta sindical no Brasil e nos países que compõem o Mercosul (Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai, Chile, Bolívia, Peru, Colômbia e Equador – a Venezuela está suspensa do grupo desde 2016).

Congresso Transportes

 De acordo com os organizadores, são esperados cerca de 200 dirigentes de sindicatos de transportes dos modais rodoviário, portuário, ferroviário, metroviário, sistema viário, moto-taxista/fretamento, cargas e aéreo do Brasil e dos países vizinhos. Durante três dias, os trabalhadores vão construir um plano de atividades, mobilizações e integração entre os países. Além disso, definirão pautas comuns sobre condições de trabalhos, segurança e higiene, bem como elegerão a futura direção da Futac para o mandato 2019-2023.

Segundo o presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Transportes e Logística (CNTTL), Paulo João Estausia, o Paulinho, o intercâmbio entre os trabalhadores em transportes da América Latina e Caribe “é importante para traçar estratégias contra os ataques patronais e de governos de extrema-direita que vêm precarizando e retirando direitos e conquistas históricas da classe trabalhadora”.

Já para o presidente da Futac, Ricardo Maldonato, assim como o Brasil, muitos países da região têm sofrido com os ataques de governo de extrema-direita: “Estão aniquilando os direitos trabalhistas, sociais e políticos. Cito como exemplos as reformas trabalhista e do sistema de pensões, que têm precarizado as relações de trabalho, com a flexibilidade trabalhista e a proibição ao direito de greve e de negociação coletiva. Por conta desse cenário, temos um enfrentamento diário”, pontua.

O 2º Congresso Regional da Futac conta com o apoio da Federação Sindical Mundial (FSM), da União do Transporte, Portos, Pesca e Comunicação (UIS) e das centrais sindicais CUT, CTB, CGTB e Intersindical.

História

Em junho de 2019, a organização da categoria completou 30 anos de lutas e conquistas no Brasil. Representada pela CNTTL, sua história começou em pleno cenário de enfrentamento político no País, quando o movimento sindical vinha sofrendo ataques constantes do governo e da elite. Fundada em 1989, a Confederação representa empregados e autônomos do ramo de transportes rodoviários, portuários, ferroviários, metroviários, sistema viário, taxista, moto-taxista e do setor aéreo. Dados da Rais (Relação Anual de Informações Sociais), referentes a 2012, apontam 2,8 milhões de trabalhadores dos transportes da iniciativa privada e da esfera pública (estatais), sendo 1,8 milhão de caminhoneiros (autônomos, celetistas e de cooperativas).

Já a Futac foi oficialmente constituída em outubro de 2013, mas o processo de debate sobre sua criação se iniciou em 2003. Sediada no Chile, a entidade representa cerca de 400 mil trabalhadores na América Latina e Caribe nos setores de transporte terrestre de passageiros e cargas, transporte público urbano, portuário, aéreo, pesca e comunicações.