Defender o BNB é fundamental para o país

Responsável por fomentar o desenvolvimento da região Nordeste, o BNB passa por ataques e ameaças de desmonte. Para chamar a atenção sobre a importância do banco nas mais diversas esferas, ressaltando o papel que desempenha na região mais pobre do Brasil, foi realizada, nesta terça-feira (17), audiência pública, na Câmara Federal, em Brasília. O Sindicato dos Bancários das Bahia esteve presente, fortalecendo a luta em defesa do BNB.

Augusto BNB

 Proposta pela AFBNB (Associação dos Funcionários do Banco do Nordeste do Brasil), a discussão teve como foco o debate de diretrizes para ações responsáveis pelo desenvolvimento integrado do país e à redução de desigualdades regionais. O presidente do Sindicato, Augusto Vasconcelos lembrou o quanto o Nordeste foi esquecido ao longo dos anos, sendo uma atitude de reparação histórica o investimento do BNB, banco que além de desenvolver os estados mais carentes, gera dividendos expressivos para a União.

Somente no primeiro semestre deste ano, a instituição obteve lucro de R$ 744,8 milhões. Mesmo assim, o governo Bolsonaro sucateia o banco público para privatizar e colocar o rendimento expressivo nas mãos de bancos estrangeiros, sem nenhuma responsabilidade com o desenvolvimento social.

O BNB está presente nos mais importantes investimentos da região. O FNE (Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste), que também promove o desenvolvimento sustentável, vem sendo atacado, com recursos reduzidos e sofre sério risco de acabar.

Assista abaixo a fala do presidente de Augusto Vasconcelos: