Fórum de Governadores do NE poderá debater políticas para mulheres

As secretárias de Políticas para as Mulheres da região Nordeste se reuniram, na segunda-feira (16), com o presidente do Fórum de Governadores, Rui Costa (BA), e com o governador do Piauí, Wellington Dias, em Natal, no Rio Grande do Norte. As gestoras reivindicaram a inclusão da pauta de políticas para as mulheres na agenda do Fórum, tendo como referência os 10 pontos da Carta do Consórcio Nordeste, para que se possam construir pautas conjuntas entre os nove estados da região.

Mulheres Nordeste

O objetivo do encontro também foi ressaltar a relevância da implementação das políticas para as mulheres em sintonia com os objetivos do Desenvolvimento Sustentável e os impactos dessas políticas no crescimento do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) na Região. No fim de semana, as gestoras se reuniram antes do Fórum de Governadores, que também se realizou na capital potiguar. As secretárias elaboraram uma carta de intenções que foi entrego ao presidente do Fórum de Governadores.

“Ressaltamos que a igualdade de gênero e os direitos das mulheres são diretrizes adotadas pelo Banco Mundial, Organização Internacional do Trabalho (OIT), Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA), Organização das Nações Unidas (ONU), assim como de muitas outras organizações internacionais e embaixadas, tornando um critério importante para firmar convênios e cooperações com os países e estados”, destaca o documento.

Para Julieta Palmeira, Secretária de Políticas para Mulheres do governo da Bahia, a iniciativa pretende contruir propostas "que possam resultar em investimento em projetos e programas voltados para a inclusão produtiva e o incentivo ao empreendedorismo feminino, além do enfrentamento à violência de gênero".

O governador Rui Costa saudou a iniciativa e defendeu o aproveitamento de experiências que estão dando certo nos vários estados do Nordeste e ir além com a articulação com as regiões Norte e Centro Oeste. Na reunião, também foi sugerida a criação da Câmara Técnica de Políticas para Mulheres do Consórcio Nordeste

Durante o encontro, as gestoras debateram sobre a 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres, convocada pelo Governo Federal para 2020, a implementação de Políticas de Enfrentamento à Violência de Gênero e para Autonomia Econômica e Social das Mulheres, diante do quadro de retração de investimentos federais. Como resultado, decidiram constituir um fórum permanente de debates, deliberação e resoluções de gestoras estaduais de políticas para Mulheres no Nordeste em conformidade com o Fórum de Governadores.