Lula é ouvido pelo Conselho Nacional de Direitos Humanos

Conselheiros do Conselho Nacional do Direitos Humanos – CNDH realizaram hoje (17) pela manhã escuta do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no Departamento da Polícia Federal, em Curitiba. O momento durou cerca de duas horas e foi realizado de modo reservado, apenas com a presença de integrantes da defesa do ex-presidente. Em seguida, os conselheiros vistoriaram o local onde o ex-presidente está preso.

Lula direitos humanos - Divulgação

Os conselheiros Leonardo Pinho, Leandro Scalabrin, e Ismael José Cesar ouviram Lula com permissão da 12ª Vara Federal de Curitiba, devido às denúncias de violações de garantias constitucionais e direitos humanos.

Segundo César, durante a escuta foram apresentados relatos de imparcialidade do juiz, violação do direito à defesa e perseguição política. “São denúncias graves que devem ser analisadas. Se isso se confirmar, sendo ele um ex-presidente da república, o que pode acontecer com um cidadão comum? Não há mais justiça no Brasil?”, indagou.

Durante a 48ª Reunião Plenária do CNDH, realizada em junho, o Plenário debateu a denúncia de seletividade, discriminação e violações de direitos humanos e princípios constitucionais pela Justiça Brasileira, no processo que resultou na prisão de Lula, contidas na reportagem “As mensagens secretas da Lava Jato”, publicada em 09 de junho, pelo Intercept Brasil.

Em seguida, o conselho pretende realizar a escuta do jornalista Glenn Greenwald, do produtor Deltan Dallagnon e do ministro Sergio Moro, além de solicitar informações a instituições. Até o final do ano, a relatoria deve enviar relatório para avaliação do Plenário do colegiado.