Dirigente comunista francês condena ofensiva dos EUA contra Cuba

O bloqueio econômico dos Estados Unidos contra Cuba representa uma medida inaceitável sob todo ponto de vista, afirmou o dirigente do Partido Comunista da França (PCF) Jean-Charles Negre.

Jean-Charles Negre

Em uma entrevista à Prensa Latina, ele afirmou que a comunidade internacional não pode admitir que um país, por mais poderoso que seja, prejudique a população de outro Estado com suas ações e pretenda lhe impor modelos.

"Os Estados Unidos endurecem seu bloqueio, gerando maiores dificuldades na vida dos habitantes da ilha, algo que não podemos aceitar, como também que não o faça em sua empenho em ditar um modelo de sociedade e democracia a seu desejo', afirmou.

De acordo com Negre, o PCF é muito firme em sua postura, e não apenas se opõe ao bloqueio de Washington, mas acompanha Cuba em sua batalha para acabar com tanta hostilidade.

O presidente Donald Trump deveria estar ocupado com problemas de seu país, destacou.

Negre foi um dos promotores da participação de Cuba como convidada de honra no salão profissional empresarial Espace Collectivités, que se encontrou no fim de semana, no espaço paralelo à Festa de L´Humanité.

A mera presença de uma ampla delegação da maior das Antilhas neste evento foi um sucesso, pela oportunidade que representou, além dos negócios que puderam ser concluido, disse.

O dirigente comunista celebrou que o secretário de Estado do Comércio Exterior e o Turismo da França, Jean-Baptiste Lemoyne, compareceu à inauguração do pavilhão cubano no Espace Collectivités e confirmou que Paris manterá seus vínculos com a ilha e não aceitará a extraterritorialidade das sanções norte-americanas.