Líder do PDT reforça pedido a Maia para instalar da CPI da Vaza Jato

O líder do PDT na Câmara dos Deputados, André Figueiredo (CE), diz que vai pedir ao presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), para acelerar a análise do requerimento de criação CPI da Vaza Jato, que vai investigar o então juiz Sergio Moro e os procuradores da Lava Jato por possíveis violações dos princípios constitucionais e do Estado Democrático de Direito, conforme revelaram os vazamentos de diálogos pelo The Intercept Brasil.

André Figueiredo - Richard Silva/PCdoB na Câmara

Para que a CPI seja criada, o requerimento deve ser lido no plenário da Casa, mas, desde que o pedido de instalação foi protocolado, o presidente ainda não se pronunciou sobre o assunto.

Para André Figueiredo, o atual ministro da Justiça, bem como os membros do Ministério Púbico Federal envolvidos na investigação, teriam a chance de demonstrar na CPI que não houve “má conduta” por parte da força-tarefa nas investigações da Operação Lava Jato.

“Somos totalmente a favor de investigações e do combate à corrupção. O que não podemos compactuar é que façam da justiça um palco de disputas político ideológicas, e ataquem o estado democrático de direito. Por isso, se dizem que não há má conduta na Lava Jato, não há o que temer”, afirma André Figueiredo.