Parlamento Jovem de Sorocaba inicia atividades de formação

 

Parlamento jovem de Sorocaba

Alunos de cinco escolas municipais da cidade, eleitos como vereadores mirins, participaram, na última terça-feira (10) da primeira atividade de formação do Parlamento Jovem, na Câmara Municipal de Sorocaba. O projeto foi regulamentado em 2018, por propositura de autoria do vereador Renan Santos (PC do B), e é coordenado pela Escola do Legislativo, um órgão interno da própria Câmara. 


Ao todo, foram eleitos vinte estudantes e seus respectivos suplentes, sendo uma dupla (um menino e uma menina) pelas turmas do 6º ao 9º ano do ensino fundamental. As escolas municipais que participam dessa primeira edição do Parlamento Jovem Sorocaba são: Dr. Achilles de Almeida, Profº Flávio de Souza Nogueira, Dr. Getúlio Vargas, Leonor Pinto Thomaz e Matheus Maylasky.


Durante a atividade, o vereador Renan Santos (PCdoB) parabenizou os estudantes pela participação no programa e ressaltou a importância da formação cidadã. “A ideia principal é que vocês possam conhecer como trabalham os vereadores e como funciona a Câmara Municipal. Também, é importante vocês pensarem como desejam que a cidade seja no futuro. Mas, para isso, o mais importante é vocês estudarem, pois só com a educação é que será possível mudar as coisas para melhor”, ressaltou.


Após a integração, cada jovem parlamentar escolheu o vereador(a) que será seu padrinho ou madrinha, no primeiro exercício de discussão e votação do grupo. A formação dos alunos participantes continua nos próximos dias 12 e 17, quando aprenderão como são as sessões na Câmara Municipal e como funciona o processo de elaboração de leis.


A cerimônia de posse e diplomação do Parlamento Jovem ocorrerá em uma sessão solene no dia 19 de setembro, às 14h.