Moro é politicamente corrompido, diz líder de esquerda francês

Jean-Luc Mélenchon, chefe do partido de esquerda La France Insoumise (A França Insubmissa), afirmou que recebeu “energia” de Luiz Inácio Lula da Silva, ao visitá-lo na quinta-feira 5 em Curitiba .

Jean-Luc Mélenchon

Ele qualificou o então juiz Sergio Moro, que em 2017 condenou Lula na primeira instância, de “personalidade politicamente corrompida”.

Moro, atual ministro da Justiça do presidente Jair Bolsonaro, está “disposto a sujar a justiça de seu próprio pais para levar até o fim o processo político” contra Lula, acrescentou Mélenchon.

Jean-Luc Mélenchon realiza uma viagem pela região e já se reuniu com líderes da esquerda no México, Argentina e Uruguai antes de chegar ao Brasil.

“Eu o encontrei com a mesma força de caráter. Somos todos Lula!”. “Eu o achei muito forte, em todos os aspectos”, acrescentou, destacando que Lula, 73 anos, “corre nove quilômetros todos os dias” em uma esteira.

“Ele nos chamou à resistência”, disse o deputado francês, explicando que “grande parte da conversa envolveu o uso da justiça em julgamentos políticos, a lei”.

Lula foi “condenado por atos indeterminados. Não há limite para o uso da justiça em julgamentos políticos…”, avaliou o deputado.

“Estamos determinados a não permitir isto, cada um em nosso país. Vamos nos unir, vincular nossos grupos de advogados (…) para nos ajudar (…) nos julgamentos políticos que sofremos”, acrescentou o deputado.

Ele também é perseguido em seu pais. “É o mesmo método (que a condenação de Lula), talvez não sejam as mesmas conclusões…”, mas “as mesmas incriminações sem evidências e violações dos direitos de defesa”, declarou.

Com AFP