Cuba condena ações externas contra a China em Hog Kong

Em declaração, o Ministério das Relações Exteriores de Cuba disse que a sequência de manifestações violentas e vandalismo na Região Administrativa Especial de Hong Kong é promovida do exterior.

Hong kong

São Manifestações que tentam afetar a ordem política, econômica e social, e gerar insegurança na República Popular da China, diz a nota.

"O retorno de Hong Kong à soberania chinesa no ano 1997 constituiu um acto de justiça histórica e uma expressão do espírito pacífico da República Popular da China, apesar de ter sido vítima da imposição de tratados desiguais por potências imperialistas", afirma.

"Desde então, e com a sua situação atual, Hong Kong fez parte inseparável da República Popular da China e conseguiu um sólido nível de desenvolvimento com estabilidade e prosperidade econômica, com base na implementação bem-sucedida dos princípios 'uma só China' e 'um país, dois sistemas'”, registra a nota.

"O Ministério das Relações Exteriores condena a ingerência nos assuntos internos da China, e ao mesmo tempo rejeita qualquer tentativa contra a integridade territorial e a soberania da República Popular da China. Cuba apoia os esforços do governo central de Pequim, e das autoridades de Hong Kong para reverter esta situação, preservar a paz e restabelecer a estabilidade", compmenta.

E finaliza: "Temos plena confiança na capacidade e sabedoria das autoridades chinesas para pôr termo a estes eventos de desestabilização e retornar à normalidade."