Festa do Avante: PCdoB defende unidade contra Bolsonaro

Debate que aconteceu neste sábado (7), na Festa do Avante, contou com representantes da esquerda de Cuba, Colômbia e Venezuela e do Brasil. O vice-presidente do PCdoB, Walter Sorrentino, reafirmou a luta contra o governo Bolsonaro, em defesa da democracia e pela liberdade de Lula.

PCdoB Festa do Avante

No Brasil, durante o Dia da Independência, os movimentos populares tomaram as ruas das principais cidades para protestar contra as perdas de direitos, o enfraquecimento internacional do país e as medidas autoritárias do governo Bolsonaro. Enquanto isso, a esquerda brasileira foi representada em Portugal, no Festival Avante, em um ato de solidariedade à América Latina, com participação de lideranças de diversos países do continente. O vice-presidente do Partido Comunista do Brasil (PCdoB), Walter Sorrentino, falou em nome dos brasileiros e brasileiras que resistem diante do grave momento que o país atravessa.

“Temos dois processos acontecendo e que resumem a dificuldade do nosso cenário ”, disse Sorrentino, referindo–se ao acirramento da crise econômica brasileira e à radicalização da crise institucional, com a ascensão da extrema direita ao poder, a escalada autoritária do governo em diversas pautas e a perseguição política marcada pelo lawfare e pela prisão política de Lula: “Nós estamos empenhados todos na luta pela campanha Lula Livre, que representa o conjunto da denúncia democrática que fazemos atualmente no nosso país”, explicou o vice-presidente do PCdoB.

Ele conclamou os portugueses e delegações de outros países a se juntarem ao movimento internacional pela liberdade do ex-presidente. Também ressaltou o estrago da operação Lava Jato, nos últimos anos, para a economia brasileira e o desenvolvimento nacional: “Trata-se de um processo que já estava mapeado, com o departamento de Justiça dos Estados Unidos, que teve como alvo a Petrobrás e que visava claramente a desnacionalização do nosso patrimônio”, declarou.

Representantes dos partidos comunistas da Venezuela, Colômbia e Cuba também se pronunciaram no ato, que foi marcado pelo desejo de unidade das forças populares do continente, diante do crescimento do fascismo, do intervencionismo imperialista de Donald Trump e da crise social na região. Neste domingo (8), a programação do Avante terá outro ato de solidariedade, dessa vez exclusivo para o povo brasileiro, diante da grave conjuntura que se apresenta no país.

Assista a declaração de Walter Sorrentino: