Luciana Santos defende amplitude e sagacidade contra Bolsonaro

Durante um ato de lançamento da campanha de filiação do PCdoB, realizado em Maceió (AL), na noite de quinta-feira (5), a vice-governadora de Pernambuco e presidenta nacional do partido defendo uma ampla resistência contra o autorismo e o desmonte nacional representados pelo governo de Jair Bolsonaro.

Luciana Santos - Foto: PCdoB-AL

A presidenta nacional do PCdoB falou sobre as condições adversas para a luta democrática no país afirmando que “o Brasil está ameaçado com o desmonte generalizado” e que “o autoritarismo é a maior barreira para o país”.

Ela parabenizoua iniciativa dos comunistas alagoanos e lembrou que “o partido surgiu com os ventos da revolução socialista e que com quase cem anos de existência, o PCdoB, alçado nessa perspectiva, ainda continua jovem e disposto à construção do caminho do Novo Projeto Nacional de Desenvolvimento que possibilite a soberania do país e do povo brasileiro”.

Luciana Santos lamentou que “a revolução tecnológica precariza o trabalho porque não temos projeto que inclua o Brasil nessas novas dinâmicas” e defendeu as empresas brasileiras afirmando que “nossa inteligência está ameaçada pelo caráter antinacional desse governo que quer entregar as condições mais básicas para nossa indústria de inteligência nacional. Nossas empresas não são fruto de nenhuma inteligência estrangeira, foi nossa inteligência que construiu a Petrobras, a Embraer, a Eletrobrás e tantas outras empresas que são essencialmente nossas”.

Defendeu que “é preciso ter resistência, amplitude e sagacidade para resistir e barrar o autoritarismo no Brasil”, mas que para isso “é preciso resgatar a nossa própria história” e assim, “explorar as contradições desse governo antinacional e antipovo”. A presidente concluiu afirmando que nesse processo de luta e resistência, “o PCdoB se agiganta e se renova para construir o Brasil do povo brasileiro”.

Estiveram presentes ao ato poítico do PCdoB alagoano diversas lideranças, dentre parlamentares, líderes comunitários, sindicais, estudantis, professores filiados ao partido e amigos. Entre os presentes estavam o deputado federal Paulão (PT), o ex-deputado federal Carimbão, o deputado estadual Silvio Camelo (PV), o secretário de Estado da Comunicação, Ênio Lins, o vice-prefeito de Satuba, Marcelo Malta, a secretária de Estado do Esporte, Lazer e Juventude, Claudia Petuba  e o membro do Comitê Central do PCdoB, Sérgio Barroso.

Aberto ao som do Maracatu alagoano, lideranças presentes que decidiram se filiar ao PCdoB, tiveram suas fichas assinadas em conjunto com a participação de Luciana Santos. O evento contou ainda com apresentações artísticas dos atores Naeliton Santos, Rafael Fonseca e com o samba da cantora Nara Cordeiro.

PCdoB, diferente porque é igual a você

A campanha de filiação do PCdoB em Alagoas foi lançada em conjunto com o processo de mobiliza' cão e debate partidário das conferências municipais  e da conferência estadual, que ocorrerão até novembro. Com a campanha, os comunistas esperam filiar novas lideranças e ampliar sua atuação na sociedade.

A campanha mostra que o PCdoB é formado por pessoas do povo, que seu lado na história é escrito sempre ao lado dos trabalhadores, da defesa dos interesses da maioria, destacando essa marca como um diferencial dos comunistas.

Lindinaldo Freitas, presidente estadual do parido, destacou a luta dos comunistas ao lado do povo brasileiro para enfrentar os desmandos do atual governo. Lembrou que “esse momento exige coragem e o engajamento de todos que possuem compromisso com o Brasil”.

Ex-deputado contemporâneo aos mandatos de Luciana Santos, Carimbão destacou a “honra de ser parceiro e amigo do PCdoB” e salientou que “o PCdoB é o partido do Brasil”.

Sinval Costa, presidente estadual da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), lembrou que “a aposentadoria do trabalhador brasileiro está ameaçada, mas o PCdoB e a CTB resistem a essa violação dos direitos históricos conquistados pelo povo brasileiro” e conclui que “é momento de resistência e união”.

A secretária de Estado do Esporte, Lazer e Juventude, Claudia Petuba, concluiu o ato afirmando que “não se trata de condenar o empresariado brasileiro, mas não podemos ter um governo que só governa para os empresários, principalmente vendendo o patrimônio nacional para empresas estrangeiras. Temos que defender as empresas brasileiras e ter como prioridade as pessoas que precisam dos serviços públicos, para que usufruam de educação, saúde, esporte, cultura com qualidade”.

PCdoB ousado em 2020

As eleições de 2020 foram um dos principais temas do ato político, no centro das falas estava a necessidade de fortalecimento do PCdoB e das forças progressistas para construir projetos avançados nas cidades.

Em sua fala, Lindinaldo Freitas, destacou que o PCdoB terá um projeto ousado em Alagoas. “Teremos chapas próprias de vereadores e estamos empenhados em lançar candidaturas de prefeito da capital ao sertão alagoano”. Segundo ele, é objetivo do partido ser protagonista no maior número de cidades possível, sendo que em diversas cidades o partido já tem projetos avançados, como em Maceió, Satuba, Rio Largo, Arapiraca, Delmiro Gouveia, Barra de São Miguel, Água Branca e Pariconha.

Sobre as eleições em Maceió, ele destacou as diversas lideranças presentes no ato e lançou um desafio para a direção do partido: “no final de novembro teremos a Conferência de Maceió, ela deve referendar o nome do PCdoB que vai disputar a prefeitura da capital”, ele ainda afirmou que o partido possui muitos nomes capazes, que podem liderar tal projeto, citando alguns, como a secretária Claudia Petuba e o jornalista Cícero Filho, deixando ainda em aberto a possibilidade de novos nomes.