Em Portugal, uma festa a muitas mãos

Entre todos os festivais europeus que fervem de gente o continente durante o verão, Portugal abriga um com uma característica única: o trabalho de mais de 10 mil voluntários, durante vários meses, para construir, pintar, montar, levantar, produzir cada menor pedaço do evento. Uma verdadeira multidão que se organiza para erguer e manter a estrutura de todos os acontecimentos.

Festa do Avante

A Festa do Avante, que começa nesta sexta-feira (6) e vai até o domingo (8), em Seixal, ao sul de Lisboa, é organizada pelo Partido Comunista Português e leva a sério os valores de cooperação e colaboração em todas as suas etapas. Criada em 1976, com o espírito da então recente Revolução dos Cravos, a festa é hoje o maior acontecimento político e cultural do país.

Percorrendo as cercanias do espaço, uma enorme área aberta próxima à Bahia do Seixal, o Portal Vermelho encontrou alguns desses felizes trabalhadores anônimos em seus últimos retoques para o início da programação. São homens e mulheres, de todas as idades, montam suas brigadas ano após ano para passar o verão em conjunto preparando cada detalhe do festival.

“Fora Bolsonaro, Lula Livre”, gritaram alguns dos voluntários, sujos de tinta, quando a reportagem se identificou vindo do Brasil. São eles Júlio Balinha, Rita Souza, Sandra Gomes, Dimitri Pinto, Duarte Nuno e Rita Inácio. Todos moradores da região de Braga, eles disseram que aproveitam os dias de aprendizado, na montagem do Avante, como parte da sua formação militante. O clima de amizade entre todos os voluntários é acompanhado da agitação dos últimos momentos antes da festa se iniciar.

O Avante começa oficialmente às 18h desta sexta-feira em Portugal (14h horário de Brasília) com o pronunciamento do secretário geral do PCP Jerónimo de Sousa. Serão três dias de atrações culturais, atos políticos, exibições, debates, atividades esportivas reunindo movimentos populares e partidos de esquerda de todo o continente europeu.

Acompanhe a cobertura do evento pelo Portal Vermelho.