Solidariedade Internacional e o Pensamento de Ho Chi Minh

No dia 2 de setembro, data nacional do Vietnã, o site da Fundação Rosa Luxemburgo publicou uma entrevista com o Dr. Tran Tuan, onde o vice-diretor do Instituto de Filosofia da Academia de Ciências Sociais do Vietnã fala sobre o pensamento de Ho Chi Minh e sua relação com a solidariedade internacional. Leia abaixo o texto traduzido para o português por Moara Crivelente. 

Ho Chi Minh

O dois de setembro marca um feriado nacional no Vietnã de várias formas. Em 2 de setembro de 1945, Ho Chi Minh proclamou a República do Vietnã e, assim, a independência. Passados 24 anos, em 1969, ele morreu na mesma data, em Hanói. Este ano marca o 50º aniversário de sua morte. Além de sua enorme importância para o Vietnã, ele tornou-se também um personagem central na Alemanha dividida nos protestos de 1968 contra a guerra por procuração no Vietnã e na exigência da solidariedade internacional.

O que podemos aprender com o pensamento de Ho Chi Minh sobre Solidariedade Internacional em um mundo em rápidas mudanças e globalizado, onde problemas cruciais já não podem ser resolvidos apenas por Estados unilateralmente e onde a cooperação internacional parece mais importante do que jamais foi?

Falamos disso com o Dr. Tran Tuan Phong, Vice-Diretor do Instituto de Filosofia da Academia de Ciências Sociais do Vietnã.

Christian Süper (entrevistador): Dr. Phong, este 2 de setembro de 2019 é um Dia Nacional no Vietnã. Não é apenas o 74º aniversário da declaração de independência, mas também o 50º ano desde a morte de Ho Chi Minh. Passados 50 anos, poderia nos contar um pouco mais sobre o papel de Ho Chi Minh na sociedade vietnamita hoje?

Dr. Phong: Antes de mais, agradeço muito pelo interesse em nosso Presidente Ho Chi Minh.

O jovem Ho Chi Minh falando no congresso de fundação do PC Francês em 1920 / Foto: Michael Goebel

Respondendo à questão, gostaria de dizer que o Presidente Ho Chi Minh é muito especial para a sociedade vietnamita. Para os vietnamitas, o Presidente Ho Chi Minh é não só o fundador do Partido Comunista do Vietnã e o primeiro Presidente do Vietnã, mas também um parente (respeitável) muito próximo (numa família). As pessoas chamam-no de Bác Ho (Tio Ho), ou simplesmente Bác (Tio).

Hoje, junto ao Marxismo-Leninismo, o pensamento de Ho Chi Minh é a fundação do pensamento e uma diretriz para a ação do Partido Comunista do Vietnã. Nosso Partido confirma que “o Pensamento de Ho Chi Minh foi um sistema de perspectiva aprofundada sobre questões fundamentais da revolução vietnamita; um resultado da aplicação criativa e do desenvolvimento do Marxismo-Leninismo nas condições específicas do Vietnã. Estas perspectivas herdaram e desenvolveram as elevadas tradições da nação e assumiram a quintessência da cultura humana.”

Ho Chi Minh considerava que a libertação nacional é a premissa do desenvolvimento nacional e que a independência nacional deve estar alinhada ao socialismo. Aprendendo e aplicando o Pensamento de Ho Chi Minh, a revolução vietnamita obteve grandes sucessos na passada luta pela salvação nacional e na atual renovação nacional, em seu processo de construção e defesa.

Por suas exepcionais contribuições à nação e ao progresso da humanidade, o Presidente Ho Chi Minh foi reconhecido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) em 1987 como “um herói vietnamita da libertação nacional e um grande homem da cultura”, com sua profunda escola de pensamento, enormes contributos à revolução e um modelo de vida.

E há alguma mudança na forma como Ho Chi Minh e seu papel são vistos nos últimos anos? 

O colapso da União Soviética e dos países socialistas do Leste Europeu nos anos 1990 forçou nosso Partido a repensar o modelo de desenvolvimento do Vietnã. Demo-nos conta de que o colapso foi o fracasso de um modelo particular de socialismo, o modelo socialista soviético, e não o colapso do socialismo como formação socioeconômica à qual os seres humanos orientam seu rumo. Por isso, a desintegração do socialismo real na União Soviética e nos países do Leste Europeu demandou do resto dos países socialistas, inclusive do Vietnã, que ativamente se renovassem e reformassem. Quando o modelo soviético de socialismo não mais funcionava no Vietnã e nosso país enfrentava as ameaças de sérias crises, demo-nos conta de que era necessário que o Vietnã encontrasse nosso próprio socialismo, de acordo com as novas condições históricas.

Por isso, quando (em 1986) o Vietnã iniciou seu processo de Renovação, também foi o período em que nosso Partido aprendeu mais sobre a profundidade do pensamento de Ho Chi Minh. No pensamento de Ho Chi Minh encontramos muitas ideias valiosas sobre o socialismo que serviam para o contexto de desenvolvimento do Vietnã, porque Ho Chi Minh foi o primeiro a aplicar e desenvolver de forma criativa o Marxismo-Leninismo nas condições específicas do Vietnã, herdando e desenvolvendo os valores tradicionais da nação, absorvendo a essência cultural da humanidade, criando um sistema de perspectivas abrangentes e profundas sobre questões fundamentais da revolução vietnamita.

Como se sabe, a escolha de Ho Chi Minh pelo socialismo está ligada ao seu objetivo revolucionário. A busca pela felicidade do povo, da sociedade e da nação era o objetivo primeiro da vida revolucionária de Ho Chi Minh. A começar por seu amor patriótico, no processo de encontrar formas de salvar o país, retomar a independência para o povo e liberar o povo do jugo do colonialismo e do feudalismo, Ho Chi Minh entendeu que o comunismo era o caminho correto e adequado para alcançar o objetivo: “Primeiro, o patriotismo, não ainda o comunismo, levou-me a ter confiança em Lenin, na Terceira Internacional. Passo a passo, na luta, estudando o Marxismo-Leninismo, em paralelo com a participação nas atividades práticas, gradualmente descobri o fato de que apenas o socialismo e o comunismo podem liberar as nações oprimidas e o povo trabalhador da escravidão em todo o mundo.”

Ho Chi Minh tem sua própria maneira de falar do socialismo. Para ele, “Socialismo deve fazer com que todas as pessoas estejam confortáveis e felizes”; “o objetivo do socialismo é melhorar de forma constante os padrões de vida das pessoas.” Em suma, o socialismo irá, antes de tudo, libertar o povo trabalhador da pobreza e trazer emprego, bem-estar e felicidade ao povo.

O Partido Comunista do Vietnã herdou e desenvolveu criativamente a perspectiva de Ho Chi Minh sobre o socialismo. O objetivo abrangente da causa da construção socialista em nosso país é: “povo rico, país forte, sociedade democrática, justa e civilizada.” As pessoas não são só mestres diretas que expressam a criatividade e a autonomia na implementação deste objetivo, mas também mestres do poder. São igualmente as beneficiárias das conquistas do desenvolvimento. A solidariedade, criatividade e proatividade do povo criará a sinergia para alcançarmos os objetivos de desenvolvimento do país.

O pensamento de Ho Chi Minh, sua moral e estilo penetram todas as esferas da vida social do povo do Vietnã, tornam-se valores culturais nacionais. E hoje nosso Partido apela por esforços para tornar o pensamento, a moral e o estilo de Ho Chi Minh uma fundação sólida da vida social na cultura vietnamita. Todos os vietnamitas devem ser mais conscientes deste grande valor.

Ho Chi Minh está intimamente conectado ao movimento alemão de 1968 e ao apelo por solidariedade internacional. Quais eram suas opiniões sobre este tópico específico?

Ho Chi Minh tem um papel muito importante na solidariedade internacional e podemos encontrar o pensamento sobre solidariedade internacional desempenhando papel muito importante em toda a sua causa revolucionária.

Como se sabe, desde 1911, quando Ho Chi Minh partiu do Vietnã rumo à busca pela salvação nacional, ele logo entendeu que o imperialismo era um sistema mundial. Os imperialistas corriam por dominar colônias e, ao mesmo tempo, aliavam-se para escravizar povos pequenos e enfraquecidos sob seu sistema colonial. Por isso, para derrotar o imperialismo, Ho Chi Minh entendeu a importância da solidariedade internacional, sobretudo a solidariedade entre povos coloniais e partidos revolucionários no mundo. Ele disse: “Se a revolução dos povos aname (1) sai vitoriosa, os imperialistas franceses sairão enfraquecidos; os imperialistas franceses enfraquecidos, trabalhadores e camponeses franceses poderão ser facilmente classe revolucionária. E se a revolução de trabalhadores e camponeses franceses triunfar, os povos aname estarão liberados.” Ele viu a relação entre a revolução vietnamita e a revolução internacional como dialéticas, bidirecionais e interativas, em que o Vietnã não apenas receberia apoio e assistência da revolução internacional, mas também teriam uma obrigação internacional: apoiar amigos seria apoiar a si mesmo. “Nosso povo luta e sacrifica-se não só por nossa própria liberdade e independência, mas também pela liberdade e a independência comum a outros povos e pela paz internacional.”

Durante sua primeira estadia na França, como membro do Partido Comunista Francês, Ho Chi Minh fez significante contributo ao movimento revolucionário mundial e ao movimento de libertação nacional com sua famosa asserção teórica: “O capitalismo é um sanguessuga sugando ao mesmo tempo o proletariado metropolitano e o proletariado colonial.” Ele logo entendeu a relação entre a revolução vietnamita e a revolução mundial, acreditando que “a revolução vietnamita é parte da revolução mundial. Aqueles que realizam revolução são todos camaradas do povo do Vietnã.” Por isso, defendia a ampliação da solidariedade, a cooperação e a combinação da força nacional com as forças do tempo para lutar contra o inimigo.

Ho Chi Minh compreende claramente que “A força, a grandeza e a perseverança dos vietnamitas originam-se primeiramente da solidariedade e do apoio dos povos do mundo (…). Solidariedade internacional é extremamente significativa para nós. É verdade que devemos em primeiro lugar depender de nós mesmos. Felizmente, temos o apoio físico e intelectual de outros países. Então, nossa força vem de dentro e de fora.”

E o que essa perspectiva significa hoje, para a sociedade vietnamita, mas também para os povos de outros países, como a Alemanha?

O legado de Ho Chi Minh na solidariedade internacional tem grande valor teórico e prático, o que é herança e desenvolvimento da tradição cultural vietnamita sobre a integração internacional. Graças à aplicação criativa do seu pensamento, o Estado e o Partido apoiaram-se em amigos internacionais, com contribuições importantes para as gloriosas vitórias da nação no século 20; contribuindo com o planejamento da política externa, a eficaz integração internacional na causa da renovação, hoje.

Nosso Partido compreende, na situação atual, (a necessidade da) “combinação entre a força nacional com o poder dos tempos, a força interna com a força internacional. Em quaisquer circunstâncias, é necessário manter firmemente a vontade da independência e da autoconfiança, e manter elevado o espírito da cooperação internacional, promover os recursos internos e, ao mesmo tempo, aproveitar os recursos externos, combinando fatores tradicionais aos fatores modernos.”

O 12º Congresso colocou ênfase sobre a tarefa de “implementar a política externa da independência, da autoconfiança, do multilateralismo, a diversificação, a proatividade e a integração ativa no mundo; manter um ambiente pacífico e estável, criando condições favoráveis para a causa da construção e a defesa nacional; elevando a posição e o prestígio do Vietnã na região e no mundo.”

Ho Chi Minh escreveu em seu Testamento: “Desejo que nosso Partido lute por contribuir para restaurar, de forma razoável e humana, a solidariedade entre partidos irmãos com base no Marxismo-Leninismo e no proletariado internacional. Acredito firmemente que nossos partidos e países fraternos definitivamente serão unidos.”

Observando as mudanças no mundo, Ho Chi Minh fez uma importante afirmação: “Em princípio, o progresso comum depende do desenvolvimento do internacionalismo; a civilização só será benéfica quando as relações internacionais expandirem-se e fortalecerem-se”, e “a Revolução Vietnamita é uma parte integral da Revolução internacional.”

1 – Do inglês Annam, referindo-se à região onde hoje se localiza o Vietnã.

Fonte: Rosa Luxemburg Stiftung

Tradução: Moara Crivelente