Waldez Góes defende plano permanente de desenvolvimento para Amazônia

A criação de bases de monitoramento e um plano permanente com ações para proteção e desenvolvimento sustentável da Amazônia são propostas apresentadas pelo governador do Amapá, Waldez Góes (PDT), na reunião dos governadores da Amazônia Oriental (Pará, Maranhão, Amapá, Tocantins e Mato Grosso) com a comitiva do governo federal, que ocorreu nessa segunda-feira (2), no Hangar Centro de Convenções da Amazônia, em Belém (PA).

Amazônia em chamas

Para o governador, essa pode ser uma oportunidade única para estabelecer uma agenda permanente e, além do plano emergencial, criar ações de combate, monitoramento e punição a quem comete crimes ambientais. “Precisamos criar bases de monitoramento integradas entre os estados, fortalecer as fiscalizações e punir os responsáveis pelo desmatamento ilegal da Amazônia, que ocorre o ano todo”, defendeu o chefe do Executivo amapaense.

Góes, que é presidente do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável da Amazônia Legal, também reforçou a necessidade da implantação de uma sala de situação, proposta pelo governador do Pará, Helder Barbalho, e sugeriu sua ampliação para a Amazônia.

O governador do Amapá ainda propôs que a governança territorial e ambiental, infraestrutura, economia verde e serviços públicos sejam eixos do planejamento estratégico, discutidos e trabalhados como essenciais para o desenvolvimento econômico da Amazônia. A proposta do consórcio foi entregue ao presidente Jair Bolsonaro na semana passada, em Brasília.