Orlando Silva (PCdoB-SP) diz que morte de Goldman é triste perda

O deputado federal comunista disse que Goldman foi um "homem público defensor intransigente da democracia". "Fará falta nas trincheiras de combate ao autoritarismo nesses tempos insanos e obscuros", escreveu nas redes sociais.

Golman

Alberto Goldman, do PSDB, foi por longo tempo – inclusive durante o regime militar – militante e dirigente do Partido Comunista Brasileiro (PCB). O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), decretou luto de três dias em razão da morte de Alberto Goldman, que comandou o estado em 2010. Em nota, Doria — que teve brigas públicas com o correligionário tucano— lamentou a perda "para a família, para o estado e para o país". A informação é do Portal UOL.

O governo paulista ofereceu o Palácio dos Bandeirantes para a realização do velório do corpo de Goldman. A família do ex-governador, porém, optou por realizar o velório no Palácio 9 de julho, sede da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, na zona sul da capital paulista, entre as 8h e às 14h de amanhã. O enterro está marcado para as 15h no Cemitério Israelita do Butantã, na zona oeste.

Ex-prefeito de São Paulo e candidato que recebeu o apoio de Goldman na última eleição presidencial, Fernando Haddad (PT), disse em nota que "o Brasil perde mais um democrata". "Nestes tempos em que o diálogo e a tolerância fazem falta, um homem como o governador Alberto Goldman nos fará falta", comentou Haddad.

Gleisi Hoffmann, presidenta do PT e deputada federal, também lamentou a morte de Goldman. "Em momentos importantes da vida nacional ele manifestou-se pela resistência democrática. Em nome do PT manifesto sentimentos aos familiares, amigos e aos militantes do PSDB", afirmou.

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), relembrou quando assumiram a liderança da oposição no Parlamento.

Presidente nacional do PSDB, Bruno Araújo comentou que a história de Goldman "impõe respeito e admiração". "Muito sentido com o falecimento do ex-governador", escreveu Araújo, relembrando a trajetória política do ex-governador. O diretório paulista do partido também lamentou seu falecimento.

Outras lideranças políticas também se pronunciaram. Ex-governador de São Paulo, Márcio França (PSB) disse que Goldman era "um homem sério e inteligente". "Leal com amigos e companheiros. Tem lugar reservado na galeria dos grandes paulistas." "É com grande tristeza que recebemos a notícia da morte do ex-governador Alberto Goldman", disse o senador Álvaro Dias (Podemos-PR).