PCP: Incêndios na Amazônia revelam busca do lucro a qualquer preço

O Gabinete de Imprensa do Partido Comunista Português divulgou, nesta terça-feira (27), uma nota “sobre os incêndios na Amazônia” onde “expressa sua solidariedade com os povos dos países afetados” e denuncia que os incêndios são “um dramático exemplo de como o modo de produção capitalista apenas considera e privilegia, seja face à natureza, como à sociedade, o objetivo do lucro”. Leia, abaixo, a íntegra da nota.

(Foto: Reprodução)
 Sobre os incêndios na Amazônia

Face aos grandes incêndios na Amazônia, o PCP expressa a sua solidariedade com os povos dos países afetados, em particular com as populações que habitam a Floresta Amazônica.

Os grandes incêndios na Amazônia são um dramático exemplo de como o modo de produção capitalista apenas considera e privilegia, seja face à natureza, como à sociedade, o objetivo do lucro.

A destruição da Amazônia não começou agora. Há muito que as multinacionais e outros grupos econômicos disputam os recursos da Amazônia, com expressão nos planos econômico, político e geoestratégico, aprofundando a sua apropriação da terra, das matérias primas, dos recursos extraídos da natureza. Objetivos que encontram no Governo brasileiro, dirigido por Bolsonaro, programas ultraliberais que dão rédea solta e potenciam a sanha do grande capital e dos grupos econômicos do agronegócio em abocanhar as grandes riquezas naturais.

O PCP alerta para que a necessidade de cooperação e ajuda internacionais não deve legitimar quem tem pretensões de favorecer planos e processos de domínio econômico e formas de transferência de custos para os povos do mundo, apagando responsabilidades do modo de produção capitalista na degradação ambiental.