PC da Venezuela convoca a “intensificar as ações de solidariedade”

O Partido Comunista da Venezuela emitiu uma declaração neste domingo (25) onde denuncia as ameaças militares do imperialismo contra a Venezuela, “cujo objetivo final é a derrubada do governo legítimo do presidente Nicolás Maduro” e faz um apelo “aos Partidos Comunistas e às forças democráticas e progressistas da América Latina e do Caribe, para aumentar a mobilização e a luta continental para conter os planos bélicos do imperialismo e seus aliados na região”. Abaixo, a íntegra da declaração.

PCV
Declaração do PCV sobre as ameaças de guerra do imperialismo dos EUA contra a Venezuela

O Partido Comunista da Venezuela rejeita energicamente as recentes declarações de guerra emitidas pelo chefe do Comando Sul dos Estados Unidos, almirante Craig Faller, durante o início das manobras militares marítimas “Unitas”, onde ele expressa que a Marinha dos EUA está pronta para empregar suas forças contra a Venezuela, uma vez que receba instruções nesse sentido. Essa nova e séria ameaça de intervenção militar confirma as intenções do imperialismo norte-americano de intensificar sua ofensiva criminosa contra o povo venezuelano, cujo objetivo final é a derrubada do governo legítimo do presidente Nicolás Maduro.

Da mesma forma, expressamos nossa rejeição ao desenvolvimento de exercícios militares marítimos “Unitas” no Rio de Janeiro, Brasil, onde 9 nações latino-americanas participam: Brasil, Argentina, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Chile, Panamá e México; ao lado das marinhas dos EUA, Portugal, Reino Unido e Japão. Chamamos a atenção para o fato de que esses exercícios militares coincidem com a adoção de novas sanções coercitivas unilaterais contra a Venezuela e com a ameaça feita pelo governo dos EUA para bloquear as costas venezuelanas. Denunciamos essas manobras militares como uma provocação belicista do imperialismo dos EUA e seus aliados, contra a Venezuela e os governos da região que não estão relacionados aos seus planos hegemônicos, e uma perigosa ameaça à paz e estabilidade da região.

Convocamos o Movimento Comunista Internacional e as forças comprometidas com a paz, a permanecer alertas e a intensificar as ações de solidariedade internacional. Um apelo especial é feito aos Partidos Comunistas e às forças democráticas e progressistas da América Latina e do Caribe, para aumentar a mobilização e a luta continental para conter os planos bélicos do imperialismo e seus aliados na região.