Seminário capixaba de Estruturação Partidária e Ação Política

No sábado (24/08) foi a vez do PCdoB capixaba realizar o Seminário Estadual de Estruturação Partidária e Ação Política que tem o objetivo, conforme o chamamento  do Partido, de promover a atualização das linhas de estruturação partidária diante do novo ciclo político hegemonizado pela extrema-direita e de um conjunto de fenômenos que interferem na dinâmica da militância partidária, tal como a emergência das redes sociais que moldam as formas de relações e consciência social.

Seminário de Estruturação Partidária - Claudio Machado

Claudio Machado*

O evento ocorreu no auditório do Sindicato dos Servidores da Saúde do Estado do Espírito Santo-SindSaúde e contou com a participação de dirigentes e militantes estaduais, municipais, além de convidados. Foi coordenado pelo presidente estadual, Givaldo Vieira e pela Secretária Estadual de Organização, Janice Muniz. Além destes, compuseram a mesa de abertura o dirigente nacional Luciano Rezende; Ronaldo Barboza, secretário estadual de relações institucionais; Ana Clara Raft, representando a UJS estadual; Rodrigo Moreira, representando a CTB e; Rui Barbosa, ex-dirigente estadual do PPL, atualmente filiado ao PCdoB.

A programação teve início com análise de conjuntura nacional realizada por Luciano Resende, professor universitário, escritor e membro do Comitê Central.

Em seguida, a análise de conjuntura estadual ficou a cargo do presidente estadual do Partido e diretor geral do Detran/ES, Givaldo Vieira.

Na sequência, sob a coordenação de Celia Vieira, secretária estadual de finanças e Namy Chequer, presidente do Partido na capital, Vitória, os participantes contaram com duas palestras fundamentais diante das atuais exigências para que, de acordo com a legislação que rege um partido político e uma pessoa jurídica, o PCdoB/ES possa manter seu funcionamento regular e esteja apto a participar dos processos eleitorais. As palestras foram proferidas por dois especialista da área, o advogado Marcelo Nunes e o contador Marcelo Moreira Medeiros que, de forma objetiva e clara, apresentaram os principais pontos a serem observados no cotidiano da gestão administrativa, financeira e contábil dos partidos, e os cuidados, providencias e medidas que devem ser levadas em conta no e para os processos eleitorais, para garantir sua permanente legalidade.

De acordo com Celia Vieira, em cumprimento à legislação atual, aplicada com rigorosidade pelos órgãos reguladores, TSE e Receita federal, os partidos políticos, em qualquer nível da federação, somente terão condições de existir regularmente se mantiverem suas obrigações em dia, cumprindo as exigências legais, como qualquer outra pessoa jurídica.

No fim da manhã o Comitê Estadual se reuniu para debater e aprovar as Normas Complementares para a realização das Conferências Ordinárias municipais e estadual, e aprovar a data para a realização da Conferência estadual, que ficou marcada para os dias 22 e 23 de novembro de 2019.

Para tornar mais efetivo e eficaz o debate sobre estruturação partidária, a organização do seminário optou por adotar a metodologia do debate e elaboração de propostas em 4 grupos temáticos, organizados de acordo com os projetos específicos da Campanha de Estruturação Partidária-CEP. A mesa que apresentou os resultados finais dos trabalhos em grupo foi coordenada pelo secretário estadual de comunicação, Claudio Machado.

Os projetos 1) Comitês Municipais Ativos e Fortes; 2) PCdoB enraizado: vida militante pela base; 3) Regiões Articuladas; 4) Crescer o Partido do Socialismo e; 6) Quadros para a construção do PCdoB foram condensados no grupo de Organização e Movimentos Sociais. Já o projeto 5) Meu Partido, eu garanto, foi debatido pelo grupo de Finanças. O grupo de Comunicação ficou encarregado de debater e apresentar propostas referentes aos projetos 7) Militância nas Redes e 8) PCdoB na mídia. Por fim o grupo de Formação ficou a cargo de apresentar propostas sobre o projeto 9) Fortalecer a consciência revolucionária e socialista do coletivo partidário.

O resultado final dos trabalhos realizados em grupo irá se constituir no eixo central do planejamento do PCdoB do Espírito Santo para o período 2019/2020.